Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Nota sobre o Retorno gradativo à presencialidade

Nota sobre o Retorno gradativo à presencialidade

Última atualização em Terça, 14 de Dezembro de 2021, 08h39
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFDPar compartilha com a comunidade universitária e a sociedade, em geral, a aprovação da proposta que regulamenta o formato híbidro para possibilitar o retorno gradativo das atividades acadêmicas no âmbito do ensino de graduação presencial pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), na reunião realizada no último dia 6 de dezembro. A proposta segue as indicações da Comissão de Planejamento de Retorno Gradual da UFDPar, através do Plano de Retomada de Atividades Presenciais, apresentado e aprovado na última reunião do Conselho Universitário (CONSUNI).

Compreendemos que, apesar dos indicadores epidemiológicos de nossa região, até o presente momento, permitirem iniciar o processo de retorno gradativo das atividades acadêmicas, ainda estamos atravessando uma situação bastante delicada, que requer muita prudência e obediência aos protocolos de biossegurança. Nesse sentido, entre outros aspectos, a resolução aprovada permite o retorno presencial de até 60% do contingente de pessoas ao campus, dando prioridade aos estágios profissionais e as disciplinas práticas que envolvem o uso de laboratórios especializados. Isso significa dizer que, por razões de biossegurança, no semestre 2021.2, as disciplinas de natureza teórica continuarão sendo realizadas de maneira remota.

No processo de elaboração da proposta encaminhada ao CONSEPE, ouvimos os diversos atores da comunidade acadêmica, buscando contemplar as demandas apresentadas pelos diferentes cursos e suas espeficidades formativas, bem como conhecer as condições e necessidades dos discentes em relação ao retorno à presencialidade, através de questionário disponibilizado na plataforma SIGAA. Nesse aspecto, destacamos a parceria estabelecida com Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) no que diz respeito às políticas de assistência aos discentes, com a prorrogação de programas de inclusão digital, ampliação do número de bolsas e lançamento de edital que tem por finalidade oferecer apoio aos estudantes nesse momento de retorno gradativo à presencialidade.