Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Seminário Nacional de Turismo terá participação de docente da UFDPar

Seminário Nacional de Turismo terá participação de docente da UFDPar

Última atualização em Terça, 13 de Julho de 2021, 18h07
Os professores ANDRÉ RIANI COSTA PERINOTTO, VINICIUS BONELI VIEIRA E VICENTE DE PAULA CENSI BORGES do curso de Turismo da UFDPar representarão a universidade no Seminário Nacional de Validação dos Planos Territoriais de Qualificação em Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo, por meio da Universidade de Brasília (UnB). O evento acontece no período de 17 a 19 de maio. As transmissões serão feitas pelo canal Extensão CET, no Youtube. O processo de inscrição é gratuito e pode ser feito até o dia 17 pelo link Clique aqui.

O evento tem como objetivo principal a análise crítica da metodologia proposta para a elaboração e implantação da Política Nacional de Qualificação em Turismo (PNQT). Essas metodologias foram desenvolvidas por mais de 90 pesquisadores vinculados a 27 instituições públicas de Ensino Superior de cinco regiões brasileiras. Pela UFDPar, o professor André Riani Costa Perinotto foi convidado para ser o coordenador da pesquisa no Piauí, que envolve os 4 municípios do Litoral do Piauí.

No seminário, serão apresentados os resultados da metodologia e da aplicação do curso piloto criado e desenvolvido a partir do projeto iniciado em Julho de 2020. Esse trabalho é muito importante, porque além de estar contribuindo com a política pública nacional de turismo, atualmente a UFDPar faz parte de uma rede de pesquisadores da área ligada à UnB. Para os professores envolvidos, é muito importante este reconhecimento do trabalho desenvolvido no Turismo e terem sido convidados para representar o Piauí durante o evento.

Durante o seminário, também será lançado o Sistema Nacional de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (SPMA), que servirá como um importante instrumento para os processos de estruturação da qualificação em turismo no Brasil.

O evento é voltado para atores participantes das redes de qualificação das bases territoriais, gestores públicos e privados, pesquisadores e professores, além da comunidade turística em geral.