Nos dias 29, 30 e 31 de março de 2021 os professores Dr. Rodrigo de Sousa Melo e Ms. Solano de Souza Braga em parceria com representantes da Secretaria de Turismo do Piauí (SETUR-PI) participam do treinamento da Plataforma Integrada do Turismo (PIT) cedida pelo Estado de Minas Gerais para diversos estados. A PIT é uma ação inovadora do estado de Minas Gerais e pioneira no Brasil, tem despertado o interesse de vários outros estados por associar, em um único sistema, informações qualificadas para o planejamento e gestão da atividade turística. O sistema caracteriza-se por ser intuitivo, de excelente navegabilidade, e com acessibilidade para outros dispositivos eletrônicos.
Como destaca a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) o sistema tem “Entre as funcionalidades há segurança da informação prestada, base ilimitada de conteúdo para criação ágil de websites promocionais e para planejamento de atividades, além do controle de pendências por meio de um painel geral para facilitar a concentração de esforços”.
A PIT é cedida gratuitamente pelo Estado, por meio da Secult-MG, a secretarias e órgãos públicos de turismo. Após a formalização da cessão, os estados de Goiás, Tocantins e Piauí (através da SETUR-PI), estarão habilitados para o uso daquela ferramenta tecnológica.
De acordo com o Prof. Dr. Rodrigo de Sousa Melo “O conhecimento da PIT possibilitará a inserção do sistema no cotidiano das atividades de ensino do curso, como também na prestação de serviços à sociedade através das ações do Laboratório de Projetos Turísticos (LAPROTUR), como os inventários da oferta turística, a elaboração de políticas públicas de turismo e de planos municipais de turismo, planos de marketing etc”.
Em complemento, o Prof. Ms. Solano de Souza Braga reporta que “A Plataforma Integrada do Turismo (PIT) vai nos permitir modernizar a forma de gerir a informação turística no Piauí. Prevemos um grande avanço para ações de planejamento, pesquisa e extensão na área do turismo.”