Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Estudantes da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) são selecionados para intercâmbio internacional

Última atualização em Segunda, 30 de Novembro de 2020, 15h31

reallygreatsite.com 220201130162845

Cinco estudantes do curso de Medicina da UFDPar foram selecionados para vivenciar estágios na área da saúde fora do Brasil. Os alunos da instituição irão realizar o intercâmbio de até 1 mês em outro país, fazendo parte de uma pesquisa científica ou experimentando a rotina de hospitais. O objetivo do estágio é proporcionar uma troca cultural, além da oportunidade de expandir conhecimentos e ganhar experiência. Trata-se de uma chance que os estudantes terão de conhecer diferentes sistemas públicos de saúde.

Na modalidade pesquisa, Natan Araújo foi selecionado para Argentina enquanto que os acadêmicos Antônio Tiago e Ricardo Nascimento irão para Portugal.

Na modalidade clínico-cirúrgico Natalya Lima foi aprovada para a Itália e Amanda Torres foi selecionada para República Dominicana.

O intercâmbio é realizado pela IFMSA (International Federation of Medical Student’s Associations) responsável pela organização do estágio e seleção dos alunos brasileiros que querem ter experiência de um estágio em outro país. A IFMSA é uma organização estudantil sem fins lucrativos, criada em 1951, organizada e gerida por trabalho voluntário de estudantes de medicina. Ela é ligada a outras instituições como Organização Mundial de Saúde (OMS) e à Organização das Nações Unidas (ONU). A Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA) está presente em 134 países, entre eles, o Brasil.

A UFDPar faz parte das 193 instituições de ensino superior no Brasil. Constituída por vários comitês permanentes de atividade, pela diretoria administrativa, pelos comitês de intercâmbio internacional de pesquisa (SCORE), intercambio internacional clínico-cirúrgico (SCOPE), intercâmbio nacional (SCONE), Núcleo de Pesquisa (NUPEC) e pelo Time Local de Comunicação e Marketing, os comitês de atividade da IFMSA Brazil são pautados nos eixos de educação médica, saúde pública, saúde sexual e reprodutiva, incluindo HIV e Aids, direitos humanos e paz,conhecidos como: SCOME, SCOPH, SCORA e SCORP.

Dentre suas diversas áreas de atuação, a IFMSA promove o intercâmbio de estudantes em nível nacional e internacional, ambos de pesquisa ou clínico- cirúrgicos. Para além da formação profissional, os intercâmbios promovidos junto da IFMSA tem como objetivo promover uma troca cultural entre estudantes de Medicina de diferentes países.

Mais do que expandir saberes técnico‐científicos, a oportunidade de conhecer outra nação possibilita viver novas experiências, problematizando preconceitos, atitudes e visões de mundo, e cultivando os valores da diversidade, dos direitos humanos e da responsabilidade; aprofundando os conhecimentos sobre a pesquisa, realidade global, e contribuindo para uma formação profissional plena.