Melhores trabalhos de mestrados e orientações da UFPI em 2018, são de Parnaíba.
Aconteceu no dia 06/011/2019, no auditório Afonso Sena localizado no CCN-UFPI, a solenidade de entrega do Prêmio UFPI de Dissertação e Tese 2019, referente às dissertações e teses defendidas em 2018 e produtos de trabalhos em andamento. O Prêmio UFPI de Dissertação e Tese objetiva reconhecer os melhores trabalhados desenvolvidos nesta IES no ano de 2018, premiando os estudantes, orientadores e pós-graduação que contribuíram para o desenvolvimento de trabalhos de qualidade.
O Prêmio UFPI de Dissertação e Tese 2019 foi outorgado para as melhores dissertações de mestrado (modalidades acadêmico e profissional) e teses de doutorado acadêmico defendidas em 2018 e para os melhores produtos de trabalhos em andamento de mestrado (modalidades acadêmico e profissional) e doutorado em 2019, selecionados em cada um dos três Colégios contendo as nove Grandes Áreas de avaliação reconhecidas pela CAPES, nos Programas de Pós-Graduação adimplentes no Sistema Nacional de Pós-Graduação.
Na ocasião, a discente Ana Patrícia de Oliveira, e o orientador Prof. Dr. Jand Venes Rolim Medeiros do Programa de Pós-graduação em Ciências Biomédicas da UFDPar/UFPI, receberam o Prêmio UFPI de Dissertação 2018 (Modalidade Acadêmica – Colégio Ciências da Vida), cujo trabalho foi considerado a melhor dissertação de Mestrado da UFPI no ano de 2018.
O trabalho de Mestrado intitulado “Efeito protetor do Lactobacillus reuteri DSM 17 938 na lesão gástrica induzida por etanol em camundongos: papel da inibição do receptor TRPV1” foi publicado no periódico internacional “Nutrients” que apresenta alto fator de impacto e Qualis A1. Além disso, como fruto do trabalho, foi publicado um capítulo de livro e apresentado em vários eventos internacionais.
Segundo o orientador, Prof. Dr. Jand Venes Rolim Medeiros, o trabalho desenvolvido é de grande relevância para área da medicina, por demonstrar o efeito protetor de um probiótico, o Lactobacillus reuteri DSM 17 938, popularmente conhecido como Colikids® e largamente usado para o tratamento de cólicas em crianças, na gastrite induzida por etanol em camundongos, modelo que mimetiza a alteração gastrointestinal causada pelo consumo exacerbado de álcool, uma das drogas psicotrópicas mais comumente abusadas em todo o mundo. O diferencial da possível utilização deste agente protetor na gastroproteção é devido ao fato de que probióticos, como o estudado, apresentarem grande segurança clínica, tolerabilidade em crianças, idosos e pessoas imunocomprometidas, o que não ocorre com os fármacos que são convencionalmente utilizados para o tratamento de gastrites, por apresentarem efeitos colaterais. Ainda, a presente dissertação indicada investigou os mecanismos envolvidos no efeito biológico do Colikids®, mostrando pela primeira vez seu possível mecanismo de ação na cólica abdominal, atuando via inibição da expressão do receptor vanilóide TRPV1.