Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Campus Ministro Reis Velloso da UFPI realiza segunda edição do Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí

Última atualização em Quinta, 27 de Junho de 2019, 16h45

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Reis Velloso (CMRV) sediou entre os dias 20 e 22 de junho o II Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí. A sua primeira edição ocorreu na UFPI/Teresina em novembro de 2017.

O evento teve como objetivos divulgar as pesquisas regionais e locais de Etnobiologia e Etnoecologia entre estudantes e pesquisadores do Piauí; promover a criação de parcerias estratégicas e grupos de pesquisa; fortalecer a produção científica em Etnobiologia no Estado; despertar o interesse de jovens estudantes de graduação em desenvolver pesquisas etnobiológicas em âmbito local ou em outras partes do Nordeste brasileiro, e, principalmente, discutir, com os componentes das comunidades tradicionais da região norte do Estado, seus saberes culturais regionais e tentar contribuir, em última instância, com uma melhor qualidade de vida aliada à sustentabilidade dos recursos naturais onde estas comunidades vivem.

O evento configurou-se como um espaço diverso em suas atividades para a promoção da discussão e socialização de saberes em torno da importância dos conhecimentos tradicionais de populações humanas. Entre essas, palestras, mesa-redondas, momentos de discussão e socialização com comunidades tradicionais locais, espaço para filme temático, apresentação de trabalhos, entre outras atividades programadas.

WhatsApp Image 2019 06 27 at 16.43.3120190627164459

Em seu balanço geral, a Comissão Organizadora do Evento, presidida pelo Prof. Dr. Jesus Rodrigues Lemos e co-presidida pela Profa. Dra. Maria Helena Alves, apresentou o saldo de 79 inscritos, 20 monitores, 20 membros da Comissão Organizadora, além de vários membros de comunidades tradicionais locais. Foram ofertados quatro minicursos e uma oficina, que com contaram a participação de 56 inscritos. Em termos de trabalhos científicos, foram submetidos 29 resumos, entre simples e expandidos, apresentados tanto em painéis, como em modalidade de apresentação oral.

Durante o encerramento do evento, os melhores trabalhos receberam o Prêmio “Profa. Dra. Laíse de Holanda Cavalcanti Andrade”, homenagem feita à Profa. Dra. Laíse Andrade, pela Comissão Organizadora e tendo sua trajetória discorrida pela Profa. Dra. Roseli Farias Melo de Barros do Campus Ministro Petrônio Portela, da UFPI.

WhatsApp Image 2019 06 27 at 16.42.4920190627164459

PRÊMIO “PROFA. DRA. LAÍSE DE HOLANDA CAVALCANTI ANDRADE”

MELHORES TRABALHOS MODALIDADE ORAL

1º Lugar

Autores: Nilton Teixeira Brito Junior, Pablo Oliveira de Araujo Costa, Wellyson Vieira Dias, Bruno Gabriel Nunes Pralon.

Título: Curupira: ferramenta tecnológica de fiscalização participativa sobre ações ilícitas contra a fauna.

1º Lugar

Autores: Irlaine Rodrigues Vieira, Kelly Polyana Pereira dos Santos, Geisiane Oliveira Silva, Fábio José Vieira, Roseli Farias Melo de Barros.

Título: Manejo de Mauritia flexuosa L. na região dos Lençóis Maranhenses, Nordeste brasileiro.

2º Lugar

Autores: Jorge Izaquiel Alves de Siqueira, Jesus Rodrigues Lemos.

Título: Sistema de conhecimento biocultural híbrido na comunidade rural Franco, semiárido piauiense.

3º Lugar

Autores: Maria Gracelia Paiva Nascimento, Graziela de Araújo Lima, Kelly Polyana Pereira dos Santos, Ivanilza Moreira de Andrade, Roseli Farias Melo de Barros.

Título: Socioeconomia dos pescadores artesanais da comunidade Barinha, APA do Delta do Rio Parnaíba, Piauí, Brasil.

3º Lugar

Autores: Jorge Izaquiel Alves de Siqueira, Iara Fontenele de Pinho, Jesus Rodrigues Lemos, Jorge Arturo Romero Barrera.

Título: Diversidade de plantas medicinais em sistemas agroflorestais em zonas dos departamentos do Valle del Cauca e Quindío, Colômbia.

MELHORES TRABALHOS MODALIDADE PAINEL

1º Lugar

Autores: André Bastos da Silva, Roseli Farias Melo de Barros, Wedson Medeiros Silva Souto, Luciano Silva Figueirêdo, Nelson Leal Alencar, João Batista Lopes. Clarissa Gomes Reis Lopes.

Título: Espíritos das águas: uma breve história sobre a cosmovisão de pescadores artesanais no Nordeste brasileiro.

2º Lugar

Autores: Santina Barbosa de Sousa, Fernanda Sousa Lima, Eliesé Idalino Rodrigues.

Título: Primeira experiência (2019.1) com o ensino de etnobiologia na formação inicial de professores no Curso de Ciências Biológicas (CEAD/UFPI).

3º Lugar

Autores: Daniela Aguiar Santos, Danilo Roberto Machado da Silva, Jéssica Araújo, Maria Gracelia Paiva Nascimento, Ivanilza Moreira de Andrade.

Título: O uso de plantas cultivadas nos quintais na comunidade Igaraçu, Parnaíba-PI.