Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Professores e aluno da UFPI publicam artigo em revista internacional de Medicina do Sono

O professor Giuliano da Paz Oliveira, do curso de Medicina da UFPI, coordenou um grupo de pesquisa em Narcolepsia e Cataplexia durante o biênio 2017/2018. O grupo contou com a participação dos professores da UFPI Elias Borges do Nascimento Júnior e Silmar Silva Teixeira em parceria com o Laboratório de neuroinovação tecnológica & Mapeamento Cerebral (NitLab).

Um braço da pesquisa foi tema da Iniciação Científica Voluntária (ICV/UFPI) do aluno de Medicina Fernando Cascio Barros Lima e rendeu uma publicação na revista Sleep Medicine, com título: “Thinking outside the box: cataplexy without narcolepsy” (em tradução livre: “Pensando fora da caixa: cataplexia sem narcolepsia”).

“A Narcolepsia é uma doença caracterizada, dentre outros sintomas, por sonolência excessiva diurna. Já a cataplexia é um sintoma de perda transitória do tônus  muscular que pode ocorrer após emoções fortes ou risos, por exemplo. Classicamente a cataplexia era vista como sintoma praticamente exclusivo de narcolepsia, mas demonstramos que há outras condições que causam cataplexia, como doenças genéticas e uso de medicações” - falou o Prof. Ms. Giuliano da Paz, médico neurologista e neuropediatra, coordenador da pesquisa.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Sleep Medicine, publicação oficial da World Sleep Society e da International Pediatric Sleep Association. “Estamos muito contentes com a publicação. Representa o reconhecimento do trabalho realizado com afinco e constata a qualidade dos nossos docentes e de também dos nossos alunos. Ressalto ainda a parceria da UFPI com a UNIFESP, na pessoa do Prof. Dr. Fernando Morgadinho, referência nacional e centro formador em Neurologia e Medicina do Sono.” - celebra o professor Giuliano.

Imagem120190321140721

Imagem520190321140721