Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Projeto include, apoiado pela UFPI CMRV, foi lançado em Brasília na Ecovila Naval da marinha.

Neste dia dois de junho, foi lançado em Brasília na Ecovila Naval da marinha, um dos laboratórios do projeto include.

IMG 20180603 WA002320180604083225

O projeto Include é uma ação filantrópica desenvolvida pelo Instituto Campus Party - ICP em parceria com algumas instituições e  empresas, dentre estas a TRON. O projeto visa organizar, intensificar e expandir uma primeira ação que vem sendo desenvolvido em Canudos -BA. A expansão planejada pelo ICP, pretende criar milhares laboratórios do Include pelo Brasil e também outros países como a Itália, levando internet, mobiliário e equipamentos de robótica com o método TRON, cursos de programação, drones, Maker dentre outros, todos com o propósito de colocar as pessoas como agentes do desenvolvimento. O projeto visa impactar a vida de jovens em situações sociais frágeis em comunidades carentes por meio da inserção tecnológica, utilizando principalmente a robótica, desta forma, os jovens serão apresentados a conceitos e experiências fundamentais, proporcionadas pelos novos rumos da tecnologia na atualidade. Outro fator interessante a destacar no projeto, é que ele pretende dar continuidade na assistências dos jovens que se destacarem, oportunizando-os a continuar na trilha tecnológica, seja com ingresso a universidades como no mercado profissional. Sem dúvidas a Campus Party, maior evento de tecnologia do mundo, organizado pelo ICP, possui um papel fundamental para atrair empresas privadas e entidades públicas que desejam patrocinar o projeto, somar parcerias e atuar como palco para divulgação dos resultados, formando assim um ecossistema rico.

A TRON é uma das parceiras do projeto e desenvolveu todo o material didático, tecnologia em robótica e capacitação dos monitores, que a saber, são escolhidos dentro da comunidade beneficiada coordenados por um agente local já incluso na área da robótica/Maker. Atualmente já existem laboratórios em Brasília, Bahia e Piauí e estima-se que dezenas serão criados até o fim deste ano. Entenda um pouco mais do projeto acompanhando uma entrevista exclusiva feita pela equipe da TRON com o Francesco Farruggia, presidente do ICP e Patrono do Projeto Include. No Piauí, além da TRON, a UFPI fará parte com apoio técnico para o lançamento de dois laboratórios ainda neste semestre. Um laboratório já está em fase experimental na escola de aplicação de Parnaíba, que é organizada é coordenada pela UFPI.