Devido ao governo querer substituir o programa do Pibid em Residência Pedagógica, os mais de 70 mil bolsistas estão lutando pela permanência do mesmo, ou seja, buscando a prorrogação do projeto, já que se encerra em fevereiro de 2018. Na última reunião do Forpibid, este apresentou 350 mil assinaturas pela permanência do Pibid.
O Campus Ministro Reis Velloso, na tentativa de conscientização, criou um movimento, que envolve a Professora Dra. Maria Helena Alves, gestora do Pibid do Campus (com 5 bolsistas e 1 supervisor - CETI - Polivalente Lima Rebelo), Professor Dr. João Marcos de Góes (Colégio estadual Lima Rebelo e CAIC, 2 supervisores, professor das escolas e 16 alunos do curso de Biologia): Professora Dra. Luciana Matias (Escola Municipal Benedicto Santos Lima e Centro de atendimento a criança e ao adolescente - CAIC/Educação Infantil), Professora Dra. Patrícia (Escola Municipal Benedito Santos Lima e Roland Jacob) e Professor Dr. Osmar da Pedagogia com 42 alunos da Pedagogia (Benedito Santos Lima e Escola de Aplicação Ministro Reis Velloso), 6 supervisores e 4 escolas; Professor Marcelo Rego (CAIC e Raquel Magalhaes) e Professor Roberto Ramos da Matemática com 28 alunos e 4 supervisores em 4 escolas (CEEP- Colégio Liceu Parnaibano e Padre Raimundo José Vieira).
Nessa pequena abordagem percebe-se a abrangência de alunos beneficiados, futuros professores das Licenciaturas, escolas e Universidade, pois são muitas atividades desenvolvidas pelos discentes da universidade sob orientação dos coordenadores de área de Biologia, Matemática e Biologia.
Vamos à Luta!