Durante os dias 13 a 16 de Setembro, o CMRV sediou a 2º Edição do ArtTRON, evento dedicado a robótica e arte local, que também foi palco pra OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica). Com um público de mais de 400 pessoas os 4 dias de evento foram agitados com palestras, feira de ciências e competições, escolas públicas e privadas de várias partes do estado do piauí, compareceram tanto para mostrarem seus projetos na feira quanto para garantirem espaço como equipes campeãs nas competições.
Na solenidade de Abertura (Quarta-Feira 13) - Profº Gildario Dias (A Esquerda) idealizador do ARTTRON, o Diretor do Campus Parnaíba Profº Alex Marinho (Meio) e o Coordenador de Plenejamento do CMRV Profº Álvaro Caldas (Á direita)
O diretor do CMRV, Prof. Dr. Alexandro Marinho, agradeceu a presença de todos que participaram e considerou a importância da robótica para o desenvolvimento do raciocínio do participantes. “Temos muita felicidade em ver crianças desenvolvendo projetos excelentes de muita utilidade para a sociedade. E esse é o papel da nossa Universidade, contribuir para avanços da nossa sociedade”, disse.
Credenciamento
Área reservada para os competidores (Quadra do CMRV)
Prof. Rodrigo Baluz (Á Esquerda) - Árbitro
Dentre todos os aspectos positivos que devem ser ressaltados, o mais importante foi o companheirismo, ver os alunos cooperando uns com os outros e a equipe responsável pela organização, o tempo todo atentos para solucionar problemas e ajudar quando necessário. Fazer os jovens se sentirem acolhidos e despertar neles um interesse pela robótica, por desenvolver seus projetos e correr atrás de seus sonhos foi o objetivo que todos do ArtTRON queriam alcançar, pudemos ver no sorriso de todos que participaram que o evento foi além da expectativa e com certeza ganhou destaque no cenário.
No ultimo sábado (16), o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, e a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, participaram da solenidade de entrega de premiações da Etapa Estadual da Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR), dentro da programação do ARTRON.
Diretor Alex Marinho - CMRV Parnaíba
Profº Gildario Dias - Idealizador e ArtTRON
O Prof. Dr., Gildário Lima, idealizador do ARTTRON, agradeceu a contribuição dos pais, professores e organizadores do evento. “Agradecemos a todos os envolvidos e apoiadores por acreditarem nessa ideia, e em especial aos pais, pois sem o apoio deles a OBR não aconteceria e aos professores, porque sem eles não teríamos equipes tão organizadas”.
Profº Arimatéia Lopes (Reitor da Universidade Federal do Piauí) e a vice reitora Nadir Nogueira (Á direita)
O Reitor destacou o apoio da administração superior na realização de eventos que favorecem a toda a sociedade piauiense. “Esse é um evento importantíssimo que começa a cultivar na crianças e nos jovens o gosto pela ciência e tecnologia e tenho certeza que trará grandes resultados em um futuro breve,transformando o Piauí em referencia em Tecnologia da Informação para o país”.
Para Vice-Reitora, Nadir Nogueira, “o ARTRON tem contribuído bastante para disseminar essa ideia e trazer para o ambiente acadêmico a responsabilidade levar para as escolas a robótica como ferramenta de estimular nossos alunos a pensarem e refletirem na perspectiva da inovação e da inclusão social”, afirmou.
Premiação
Escola Competidora - Sesi - Professor Campeão - Assis