Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > UFPI adota sistema que garante mais celeridade, transparência e economia

UFPI adota sistema que garante mais celeridade, transparência e economia

Um sistema que irá permitir a troca de informações e integração de dados entre os vários setores da Universidade Federal do Piauí e com isso otimizar várias atividades na instituição. É essa a proposta do Sistema SI3 que em breve estará em operacionalização na UFPI. O Sistema foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o termo de cooperação entre a UFPI foi assinado esta semana pelo reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, para que seja feito o treinamento de técnicos para implantação do sistema.

O reitor disse que espera iniciar o funcionamento do sistema antes de novembro de 2012 e que a sua implantação é o resultado do trabalho que está sendo desenvolvido na UFPI, desde 2004. "Há seis anos que estamos trabalhando, melhorando a infra-estrutura, a informatização, a internet, sem isso, não teríamos condições de implantar um sistema como esse. Recursos humanos, sistema acadêmico, tudo estará interligado, isso vai facilitar inclusive a prestação de contas", enfatiza o reitor.

O SI3 é um sistema interno integrado de troca de informações. Por ele poderão ser acessados os sistemas acadêmicos, administrativos, recursos humanos, entre outros. O sistema desenvolvido pela UFRN já foi adotado por 16 instituições federais, sendo 11 Universidades Federais, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Ministério da Justiça e Ministério da Cultura.

Esse sistema é dividido em três outros, o SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, SIPAC - Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos e o SIGPRH - Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e Recursos Humanos. O projeto foi apresentado ao Reitor e seus assessores, pelo diretor do Núcleo de Processamento de Dados (NPD), Pedro de Alcântara e pelo coordenador de Sistemas do NPD, Ricardo Britto. Pedro de Alcântara informa que através do sistema, os servidores poderão executar atividades como enviar memorandos, agendar férias, acompanhar processos, enfim, atividades que hoje demandam certo tempo serão executadas instantaneamente.

O convênio com a UFRN é um termo de cooperação para repasse tecnológico, técnicos da UFPI serão treinados para implantar e dar suporte a esse sistema aqui no Piauí. Segundo Ricardo Britto, o cronograma para implantação total desse sistema é de três anos, mas o seu funcionamento pode começar antes. Para o diretor do NPD, esse sistema vai trazer a informatização completa da UFPI. "O controle de tudo estará informatizado, aulas, avaliação, solicitação de material, de férias, tudo isso poderá ser realizado através do sistema, além disso, haverá economia de recursos e os processos serão agilizados", afirma Pedro de Alcântara.

O reitor afirma ainda que o funcionamento desse sistema vai tornar a UFPI mais transparente e econômica, trazendo mais modernização e desenvolvimento. "Estamos preparando a UFPI para competir com igualdade com qualquer outra universidade. A UFPI é a Universidade do futuro no presente", finaliza.