O Campus Ministro Reis Velloso teve seu primeiro Mestrado de Biotecnologia aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), divulgado nesta terça feira, 9, com os resultados da apreciação de propostas de cursos novos de 2010.
As propostas foram analisadas e recomendadas durante a 122ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), ocorrida entre os dias 25 e 29 de outubro de 2010, em Brasília (DF).
Com quase quarenta anos de fundação, o Campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba, vai receber seu primeiro mestrado. O Professor José Roberto Leite, coordenador de Pesquisa e Pós-graduação do Campus, explica que o programa será sediado no Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Biotecnologia (BioTec). “Para elaboração do projeto do programa em Biotecnologia, contamos com a participação dos professores dos cursos de biologia, biomedicina, fisioterapia e engenharia de pesca, além da colaboração de professores do departamento de Química, em Teresina”, disse.
Ele destaca que o programa vai desenvolver quatro linhas de pesquisas: Biologia molecular aplicada à biotecnologia, Química e Bioquímica aplicada à biotecnologia, Nanotecnologia e Microbiologia e Bioprocessos. “As quatro linhas de pesquisas estarão relacionadas em um enfoque multidisciplinar onde serão desenvolvidos projetos que busquem a resolução de problemas regionais da macrorregião do baixo Parnaíba, como por exemplo, geração de tecnologias e inovação envolvendo desenvolvimento sustentável e transferência de conhecimento ao setor produtivo local”, disse.
Dados do Mestrado:
Mestrado Strictu Sensu em Biotecnologia
Nome do Programa: Biotecnologia
Área Básica: Multidisciplinar
Nivel: Mestrado Acadêmico
Área de Concentração: Biotecnologia
Linhas de Pesquisa:
- Química e Bioquímica aplicada á biotecnologia;
- Microbiologia e bioprocessos;
- Nanotecnologia aplicada á Saúde e ao Meio Ambiente;
- Biologia molecular aplicada á biotecnologia.
Periodicidade da Seleção: Anual
Vagas por Seleção: 10 (dez)
Coordenador do Programa: Prof. Dr. José Roberto de Souza de Almeida Leite