Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Alunos que farão o ENADE devem chegar às 11h no local da prova

Alunos que farão o ENADE devem chegar às 11h no local da prova

A Diretoria de Informação e Avaliação Institucional da Universidade Federal do Piauí comunica aos estudantes que farão a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE 2010) que deverão chegar no local da prova às 11h (no horário local) que corresponde a 12h, horário de Brasília, já que o início oficial da prova é às 13 horas (horário de verão). A divulgação do local das provas será feita na próxima sexta-feira (05).

A diretora Maria do Carmo de Sousa Batista lembra ainda que os alunos devem responder ao Questionário Sócio Econômico do ENADE-2010 através do endereço eletrônico  http://enade.inep.gov.br, até o dia 21 de novembro de 2010, que é o dia do Exame. O aluno acessa o sistema através do seu CPF e haverá a geração de uma senha, através da qual ele poderá ter acesso também ao resultado de sua prova, posteriormente.

A importância do ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um componente curricular obrigatório dos Cursos de Graduação e, como tal, é um dos procedimentos avaliativos constantes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

O SINAES operacionaliza o processo de avaliação da educação superior mediante a "avaliação externa", realizada em três níveis:

• Institucional - que corresponde aos processos de credenciamento e recredenciamento de IES, utilizando 41 indicadores de qualidade integrantes de 10 dimensões que compõem a matriz avaliativa;
  • De Cursos - processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, no qual são verificados in loco 35 indicadores de qualidade enquadrados nas dimensões "Organização didático-pedagógica", "Corpo Docente" e "Infraestrutura";
  • Dos Estudantes - através da aplicação da uma prova e também de um questionário sócio-econômico, aos ingressantes e concluintes dos cursos de graduação, selecionados a cada ano, havendo a repetição do exame aos alunos de cada curso, trienalmente.

A avaliação externa (da instituição e dos cursos) é embasada na auto-avaliação institucional, que é realizada, em cada IES, pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

A importância do ENADE reside no fato de que esse Exame é responsável por 80% da nota de cada curso, que recebe o nome de "Conceito Preliminar do Curso" (CPC). O conjunto dos CPCs forma, conjuntamente com os conceitos da pós-graduação, o Índice Geral de Cursos (IGC), que é  um indicador de qualidade de cada instituição.

O CPC de cada curso é formado por: média obtida pelos alunos na prova do Enade (60%), dados do questionário socioeconômico (20%) e dados do censo da educação superior (20%). Portanto, é importante que o alunado atente para importância da sua participação no Exame, tanto realizando a prova, como respondendo o questionário, uma vez que ele permite a colheita das impressões do aluno sobre o seu curso e a sua Instituição.

Mais informações sobre o ExameManual do ENADE 2010