Mensagem:
Empenho, esforço e cuidado. A construção de uma universidade ou de qualquer instituição pública de qualidade tem como principal ferramenta o trabalho humano. Muito além da burocracia dos papeis, dos prazos apertados e da responsabilidade de cuidar do que é de todos, o funcionário público, emprega como ninguém, o verbo servir.
Em nome do Governo Federal, da administração superior da Universidade Federal do Piauí e dos nossos alunos, agradecemos e parabenizamos cada um dos nossos servidores técnico-administrativos e docentes.
Muito do que a UFPI já conquistou e ainda vai conquistar, deve-se ao trabalho incansável dos nossos servidores, que honram como poucos, a grandeza desse dia.
Luiz de Sousa Santos Júnior
Reitor da Universidade Federal do Piauí
José Duarte Baluz
Diretor do Campus Ministro Reis Velloso
A história da data:
Em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, formou-se o embrião daquilo que seria a máquina administrativa estatal.
São, portanto, mais de duzentos anos de funcionalismo público. O Brasil se tornou independente, virou império, república. E lá estavam os servidores. Governos e governantes vieram e passaram, e os funcionários permaneceram. Tanto na ditadura quanto na democracia, a imensa máquina pública brasileira jamais deixou de funcionar.
O cargo de funcionário público sempre foi muito cobiçado. A cada novo concurso, milhares de candidatos buscam uma vaga em instituições federais, estaduais e municipais.
Em 1943, o então presidente Getúlio Vargas institui o 28 de outubro como o Dia do Funcionário Público, através do Decreto-Lei Nº 5.936.