Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Curso de Matemática do CMRV recebe conceito 4 na avaliação do MEC

Curso de Matemática do CMRV recebe conceito 4 na avaliação do MEC

O cursos de Licenciatura em Matemática, do Campus Ministro Reis Veloso da Universidade Federal do Piauí, comemora, desde a noite desta quinta-feira (07), o conceito 4 recebido na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) do Ministério da Educação. O curso é proveniente do projeto de Expansão do MEC, com a adesão ao REUNI, programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Brasileiras, que fez o número de cursos da UFPI saltar de 47 para 97

O Campus Ministro Reis Velloso recebeu, no período de 22 a 25 de setembro, a visita de avaliadores do INEP/MEC para fins de reconhecimento do curso. Após passar por passar por uma criteriosa avaliação dos profissionais, o sistema e-MEC liberou ontem o relatório onde constava o conceito 4, que significa um perfil "bom" de qualidade. A avaliação varia de 1 a 5. Até março do próximo ano a UFPI deverá receber mais 12 comissões para reconhecimento dos cursos dos campi do interior.

No contexto do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), os cursos de graduação são avaliados através da verificação in loco de 35 indicadores de qualidade enquadrados nas dimensões "Organização didático-pedagógica", "corpo docente" e "infraestrutura". Os conceitos atribuídos aos Cursos são assim distribuídos: 1(muito precário), 2 (precário), 3(satisfatório), 4(bom) e 5 (muito bom).

Para o reitor da UFPI, Luiz Júnior, a avaliação é uma prova da qualidade investida no projeto de Expansão e REUNI. "Para quem ainda tem dúvidas da qualidade dos nossos cursos e campi novos essa é a prova definitiva de que muito mais que investir em estrutura, também priorizamos a qualidade acadêmica. Trata-se de um grande incentivo para nós da administração superior e principalmente para os professores e alunos que investem e acreditam na UFPI", disse Luiz Júnior.

Ele ressaltou que um dos pontos fortes da universidade nos últimos anos é a parceria graduação e pós-graduação, passando pela pesquisa. "A UFPI nunca tinha investido tanto em pós-graduação. Além de passar de 9 para 20 mestrados e inaugurar três novos doutorados, nós investimos muito em estruturar laboratórios e garantir que a pesquisa tenha espaços na universidade direcionados para se fazer pesquisa e pós-graduação. Só esse ano apresentamos dezessete projetos de novos programas de pós-graduação. A UFPI já é competitiva, mas vai se tornar ainda mais nos póximos anos", garante o reitor.

A UFPI e o Campus Ministro Reis Velloso parabeniza os alunos, professores, servidores e gestores do cursos de Licenciaturam m Matemática e reafirma sua missão de trabalhar em prol da excelência acadêmica.