Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Realizado o curso de extensão em “Biologia de Aranhas”

Realizado o curso de extensão em “Biologia de Aranhas”

No dia 30 de outubro de 2009 foi realizada uma expedição de campo para Araioses e Santana do Maranhão (Maranhão) referente ao último dia do curso de extensão em biologia de aranhas realizado pela Empresa PASSEC Júnior com apoio do Núcleo de Biodiversidade e Biotecnologia (BIOTEC).

O curso teve participação do professor Mestre Leonardo Sousa (UFPI de Floriano), que possui mestrado em zoologia pelo Museu Emílio Goeldi (Belém/PA) na temática do curso. O professor ministrou aulas teóricas em Parnaíba além de duas saídas de campo práticas.

A participação da EMBRAPA Meio-Norte de Parnaíba, na pessoa da doutora Cristina Arzabe foi importante, pelo enfoque dado ao grupo das aranhas na agroecologia do Piauí, principalmente na região dos tabuleiros do Piauí.

Este curso teve como público alvo alunos de biologia, inclusive com vagas reservadas aos alunos da UESPI, para promover maior interação entre os cursos. A UESPI cedeu auditório e foi co-organizadora do curso.

Esta iniciativa foi um sucesso, pois além da capacitação na área de interesse da UFPI e EMBRAPA possibilitou que os alunos tivessem acesso a um tema pouco explorado em sala de aula no curso de graduação básico.

A partir das relações envolvidas entre os professores e alunos durante o curso, uma parceria na área de biologia de aranhas e bioprospecção de moléculas bioativas oriundas do veneno de aranhas do nordeste será realizada entre os professores destes Campi. Logo esta parceria envolverá alunos na forma de estágio e futuros projetos na área tanto de biodiversidade com de biotecnologia.

Figura 1. Alunos, monitores e professores do curso de biologia de aranhas.

Figura 2. Região de coleta de material biológico. Mata de cocais. Escolhida pelo status de conservação e por apresentar floresta semidecidual e áreas de cerrado.

Figura 3. Armadilhas entomológicas utilizadas em aula de campo. Técnicas de amostragem amplamente difundidas em inventários foram ensinadas.

Figura 4. Professor Leonardo Sousa (UFPI/Floriano) em aula de campo no Município de Santana do Maranhão/MA.