Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Campus de Parnaíba aprovou projetos no programa BITEC

Campus de Parnaíba aprovou projetos no programa BITEC

APROVAÇÃO

O Campus de Parnaíba aprovou em conjunto com as empresas 3 projetos no programa BITEC versão 2009, dos 4 projetos aprovados pela UFPI, ressaltando a qualidade do corpo docente neste processo de expansão para o interior.

Cabe ressaltar que estes projetos são de parceria-pública privada e promovem a inserção de alunos e professores de Universidades na participação de projetos que envolvem a resolução de problemas reais das empresas da região que a escola acadêmica está inserida.

O QUE É O BITEC?

O Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas (BITEC) é uma iniciativa de cooperação entre o IEL, o SENAI, o SEBRAE e o CNPq, que tem por objetivo transferir conhecimentos gerados nas instituições de ensino diretamente para o setor produtivo.

METODOLOGIA

A partir de necessidades identificadas nas micro e pequenas empresas participantes do programa, alunos de graduação selecionados e orientados por um professor irão gerar soluções que possibilitem o desenvolvimento tecnológico e ampliem a produtividade da empresa.

As bolsas incentivam a competitividade da empresa por meio da inserção de estudantes supervisionados que promovam o empreendedorismo e a inovação tecnológica e melhoria de gestão.

A BOLSA

No total anual são oferecidas 600 bolsas por edição, com o valor de R$ 300,00 mensais, a cada estudante. As empresas que tiverem os projetos contemplados passam a ser parceiras do programa e comprometem-se a oferece R$ 50,00 mensais, que serão aplicados na orientação didático-pedagógica realizada pelo professor orientador. Cada empresa poderá beneficiar-se de apenas um projeto por edição.

Os projetos aprovados:

Purificação e Caracterização Farmacológica da Epiisopiloturina
Empresa: VEGEFLORA EXTRAÇÔES DO NORDESTE LTDA
Área: Tecnologia
Professor José Roberto de Souza de Almeida Leite
Aluno de Biomedicina

Empresa: Ótica Brasileira
Professora Rossália M. de Souza Silva
Área: Tecnologia
Aluno de Ciências Contábeis

Implementação do Programa de Controle de Infecções Hospitalares em hospital da cidade de Parnaíba - PI
Empresa: Hospital pró-médica LTDA