Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > CMRV participa do Congresso de Medicina Tropical 2009

CMRV participa do Congresso de Medicina Tropical 2009

Alunos, técnicos e Professores do Campus de Parnaíba (CMRV) tiveram participação ativa no Congresso de Medicina Tropical (MEDTROP2009)

O XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical realizado na cidade de Recife-PE foi palco de mais uma amostra do que os profissionais, alunos e corpo técnico da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Reis Velloso demonstraram no campo da pesquisa acadêmica e inovação tecnológica em tão pouco tempo de expansão.
O Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, em conjunto com seus eventos satélites, como os Encontros do Cone Sul e dos Países de Língua Portuguesa e Encontro de países da Amazônia sobre malária, reúne anualmente uma grande diversidade de profissionais, pesquisadores e professores que atuam na grande área da saúde pública: médicos, biólogos, farmacêuticos, veterinários, geógrafos, historiadores, técnicos da saúde pública, enfermeiros, matemáticos, gestores de programas de saúde, que constituem a comunidade científica relacionada à medicina tropical (fonte: http://www.medtrop2009.com.br/).

No evento, foram apresentados vários trabalhos provenientes da pesquisa no Campus:

• LEISHMANICIDAL ACTIVITY AND IMMOBILIZATION OF DERMASEPTIN 01 ANTIMICROBIAL PEPTIDES IN ULTRATHIN FILMS FOR NANOPHARMACOLOGICAL APPLICATIONS. LEITE, J.R.S.A.; ZAMPA, M.F.; ARAUJO, I.M.S.; COSTA, V.; COSTA, C.H.; SANTOS JUNIOR, J.R.; ZUCOLLOTO, V.; EIRAS, C.
  • AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E ANTILEISHMANIA DO ALCALÓIDE EPIISOPILOTURINA. MIURA, L.M.C.V.; CARNEIRO, S.M.P.; LOPES, S.S. BRAND, G.D.; BLOCH JUNIOR, C. ; SOARES, M.J.S.; CARVALHO, F.A.A.; BATISTA, M.C.S.; LEITE, J.R.S.A.
  • AVALAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM HANSENÍASE DO HOSPITAL COLÔNIA DO CARPINA, PARNAÍBA-PI. BATISTA, R.M.; CAMPELO, Y.M.; LUZ, L.M.; COSTA, P.N.; YOSHIOKA, F.K.; PINTO, G.R.
  • ATIVIDADE ANTILEISHMANIA DE PEPTÍDEOS ISOLADOS DE ANFÍBIOS DO GÊNERO PHYLLOMEDUSA. DA SILVA, V.G.; SANTOS, R.C.; MIURA, L.M.C.V.; CARNEIRO, S.M.P.; SILVA, V.C.; CARVALHO, F.A.A.; COSTA, C.H.N.; LEITE, J.R.S.A.
  • CONTAMINAÇÃO DE VERDURAS POR ENTEROPARASITOS EM HORTAS E FEIRAS-LIVRES DO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA, PIAUÍ. MELO, A.C.; BEZERRA, K.C.; CASTRO, L.A.; SILVA, L.R.; FURTADO, L.F.; FERRO,T.C.; COSTA, D.C.; DE BRITO, V.M.
  • RELAÇÃO ENTRE A OCORRÊNCIA DE ENTEROPARASITOSES EM MANIPULADORES DE ALIMENTOS E A CONTAMINAÇÃO DE VERDURAS EM FEIRAS-LIVRES NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA, PIAUÍ. MELO, A.C.; FURTADO, L.F.; SILVA, L.R.; CASTRO, L.A.; FERRO, T.C.; COSTA, D.C.; BEZERRA, K.C.; DE BRITO, V.M.
  • PARASITOSES GASTRINTESTINAIS EM IDOSOS DOMICILIADOS NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA, PIAUÍ – RESULTADOS PRELIMINARES. FONSECA LINDOSO MELO, A.C.; LOPES, K.G.; COSTA, D.C.; FURTADO, L.F.; MELO, A.C.; SOARES, F.V.; ARAUJO, P.M.; SOUZA, L.G.; BORGES, E.P.; DE BRITO, V.M.
  • ATIVIDADE ANTIPLASMODIUM FALCIPARUM DA FILOSSEPTINA-2, UM PEPTÍDEO ANTIMICROBIANO DA SECREÇÃO CUTÂNEA DA PHYLLOMEDUSA AZUREA (AMPHIBIA). LUITGARDS, B.F.; SAMPAIO, L.F.; CALDAS, V.M.; LEITE, J.R.S.A.; KÜCKELHAUS, S.
  • INFLUÊNCIA DA FILOSSEPTINA-2, UM PEPTÍDEO LEISHMANICIDAL E PLASMODICIDAL, SOBRE A VIABILIDADE DE CÉLULAS PERITONEAIS DE CAMUNDONGO. SAMPAIO, L.F.; LUITGARDS, B.F.; CALDAS, V.M.; LEITE, J.R.S.A.; KÜCKELHAUS, S.

O resultado da alta produtividade do Campus neste evento teve direta relação com o empenho de alunos, professores e técnicos laboratoriais, que tiveram compromisso com a excelência universitária, destacando a pesquisa também como parte integrante da formação acadêmica.

Os trabalhos apresentados são também fruto de projetos aprovados pelo Campus (FINEP, CNPq e FAPEPI) e colaborações decisivas com pesquisadores de centros de pesquisa de Teresina, podendo destacar o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP) e grupos de pesquisas do departamento de medicina veterinária do CCA.

Cabe ainda ressaltar que através de convênio firmado com a Vegeflora (indústria de farmoquímica localizada em Parnaíba), já podemos observar os benefícios desta parceria, na geração de inovação tecnológica entre a UFPI e a empresa, pois além do trabalho apresentado pela técnica do Campus Leiz Veras (Mestranda em Ciência Animal do CCA), o seu projeto de mestrado conta com apoio do setor privado, podendo abrir espaço para parcerias futuras.

Vale ressaltar a presença do curso de biomedicina no congresso, com apresentação de 4 trabalhos de excelente qualidade, incluindo alunos de PIBIC/CNPq em evento de caráter nacional e internacional. Pois uma das atividades do biomédico, pode estar relacionado a pesquisa em âmbito regional como parasitoses e doenças negligenciadas.
A participação do Curso de Biologia e Biomedicina no congresso contaram com apoio da direção do Campus e administração superior, com auxílio no transporte de professores e alunos.

Figura 1. Apresentação de trabalhos em seção de pôsteres, parceria em projeto de P&D entre a Vegeflora e a UFPI.

Figura 2. Aluno de PIBIC do curso de biomedicina e apresentação de trabalho.

Figura 3. Apresentação de alunas PIBIC/UFPI e PIBIC/CNPq, a troca de experiências entre estudantes de outras instituições é de fundamental importância para o desenvolvimento profissional dos estudantes.

Figura 4. Alunos de Biomedicina na solenidade de abertura do XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.