O Projeto Rumo ao Mar traz perspectivas de novos conhecimentos

A Universidade Federal do Piauí passa por um processo de expansão sem similar em sua história. Nos últimos anos foram criados muitos novos cursos. Com isto vieram concursos para ampliação do corpo docente, obras para ampliação da infra-estrutura, admissão de novos funcionários para o setor administrativo, novos laboratórios e novos equipamentos. Em suma, novidades numa quantidade surpreendente, trazendo ainda o desafio de seguindo a ampliação quantitativa, fazê-la significar também ampliação qualitativa. A UFPI está, portanto, crescendo vertiginosamente. Cresce em todos os seus Campi: Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus. Cresce em todos os níveis acadêmicos: doutorado, mestrado, especialização, graduação, ensino a distância e ensino profissionalizante de segundo grau. Cresce em seus limites físicos e em conhecimento. Como não poderia deixar de ser, cresce também em direção ao mar, este formidável e inóspito espaço ainda por conhecer, maravilhoso repositório de conhecimento por ser desvendado.

O projeto “Rumo ao Mar” pretende exatamente albergar todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão conduzidas pela UFPI e que guardem relação com o mar. Na verdade não é um projeto na acepção estrita da palavra e melhor seria denominá-lo de programa. É como uma cobertura que pretende proporcionar a todos os setores da Universidade que tenham interesse no mar, as facilidades para que sejam buscados, através das pesquisas básicas e aplicadas, novos conhecimentos; através de atividades de extensão, a transmissão do conhecimento à sociedade, sugerindo melhores e mais produtivas práticas; e através da utilização pelos docentes e discentes das facilidades nele contidas, melhorar a transmissão e absorção do conhecimento. Como o mar o projeto pretende ser grande, profundo, agitado, permanente e profícuo.

No período entre 19 e 24 de setembro passado, com o apoio da SECIRM, IBAMA, Capitania dos Portos do Estado do Piauí, armadores de pesca, Colônias e Associações de Pescadores, docentes, discentes e funcionários da UFPI, ocorreram as primeiras atividades apoiadas pelo projeto “Rumo ao Mar”. Doze alunos dos cursos de graduação em engenharia de pesca, em biologia e em turismo da UFPI e dois professores, embarcaram no barco pesqueiro “Almirante III”, de propriedade da empresa Rogério Pescados, no cais da Empresa Anchieta Pescados, consumindo óleo diesel fornecido pela CIRM, tripulado por profissionais marítimos habilitados e experientes da comunidade. Todos irmanados para juntos se fazerem ao mar, buscar nele conhecimento.

Os alunos de engenharia de pesca tiveram a oportunidade de observar a navegação realizada pelo Mestre da embarcação e também de realizar navegação costeira, visando levar, com segurança, o barco a um ponto específico no mar. No ponto de destino lançaram e depois recolheram, com a ajuda de pescadores, diversos petrechos de pesca. Durante o trânsito, na ida e na volta, durante a realização do trabalho de navegar e de pescar, nas atividades desenvolvidas ombro-a-ombro, estabeleceu-se uma conversa profissional, inicialmente tímida e depois franca e aberta entre representantes de dois universos física e conceitualmente imensamente separados.

Os alunos do curso de turismo, vivenciando as atividades profissionais de pesca, colheram subsídios para avaliarem, objetiva e subjetivamente a possibilidade de criarem um novo nicho de negócio, que denominaram turismo científico (ou profissional) onde o turista escolhe como destino o acompanhamento das atividades desenvolvidas por pesquisadores das ciências do mar, ou a participação numa modalidade de pesca profissional específica que deseje conhecer e, se possível, realizar junto com profissionais marítimos. Um turismo de envolvimento, real.

Nesta primeira atividade, os alunos do curso de biologia, acompanhando os afazeres, e até ajudando, tiveram a oportunidade de poder sentir as condições nas quais futuros trabalhos de coleta de dados ou materiais de pesquisa irão acontecer. Com a vivência adquirida nesta simples e rápida viagem, asseguraram que poderão melhor planejar as atividades, tendo já em mente as dificuldades, oportunidades e possibilidades, componentes indispensáveis para a certeza da realização exitosa de suas futuras pesquisas.

Além do embarque destes alunos, limitado apenas pelas dimensões físicas do barco, o Projeto “Rumo ao Mar”, proporcionou a alunos da disciplina de “Navegação” aula sobre a estrutura de embarcações, a nomenclatura especializada, o aparelho de governo, as luzes de navegação, a estabilidade da embarcação e a propulsão. Tudo na prática, vendo e tocando as partes relevantes de um barco pesqueiro, convenientemente colocado em seco na carreira, alicerçando a teoria já vista em sala de aula.

Graças a todos os parceiros desta primeira atividade ocorreu a junção do conhecimento teórico com o conhecimento empírico. Os alunos e os professores sedimentaram a sua teoria com a prática dos pescadores. O Mestre da embarcação e os pescadores obtiveram um pouco do conhecimento teórico, acadêmico. Desta maneira, numa espiral ascendente, realimentada pelas descobertas mútuas, cresceram todos! Para a academia muitos dos limites impostos pela transmissão de conhecimento apenas em sala de aula e em atividades de extensão foram enormemente ultrapassados. Para os práticos muitos dos limites impostos pela falta de realizarem cursos foram suplantados.

Apenas com esta ainda primeira das atividades que comporão o projeto, a universidade ampliou muito mais seus limites do que proporcionaram as poucas milhas navegadas mar a dentro, seja em ensino, seja em extensão! Em breve, pesquisas...


Enfim, “Rumo ao Mar”!

  
Lançamento do Projeto “Rumo ao Mar”

O primeiro embarque realizado através do Projeto “Rumo ao Mar” reuniu representantes de importantes instituições: Secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar, Capitania dos Portos do Estado do Piauí, Universidade Federal do Piauí – Campus Ministro Reis Veloso, IBAMA - Parnaíba, Colônias de Pescadores, Associação de Pescadores, Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da Republica, Equipe da TV Delta e alunos dos Cursos de Engenharia de Pesca, Biologia e Turismo.


Ansiedade no momento da partida


Os primeiros de muitos que irão embarcar pelo Projeto “Rumo ao Mar”.


Hora de Zarpar – Mar sem Fim!


Mar imenso, conhecimentos infinitos por desvendar – Rumo ao Horizonte


Hora de trabalhar


Hora do Rancho... O mar dá uma fome!


Regresso feliz...


Saída na antiga Barra da Amarração, hoje Porto de Luís Correia


Rumo ao Mar. - Leme a meio, toda força avante!


Inspecionando os apetrechos de pesca.

Evandro Rui Condé Marlière*

Leonardo Teixeira de Sales
Hamilton Gondim de Alencar Araripe
Evandro Rui Condé Marlière é Professor Adjunto 1 (UFPI) - Engenheiro Mecânico (FTESM) - Doutor em Política e Estratégia Marítimas (EGN).