Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > O CMRV na REDE FIBRA - Rede de Pesquisa sobre Fragilidade em Idosos

O CMRV na REDE FIBRA - Rede de Pesquisa sobre Fragilidade em Idosos

Foi constituída uma rede de pesquisa de natureza multidisciplinar, com o objetivo de investigar as características, a prevalência e os fatores de risco de natureza biológica e ambiental, atuais e de curso de vida, em relação à síndrome de fragilidade entre idosos brasileiros. A Rede de Pesquisa sobre Fragilidade em Idosos Brasileiros, doravante designada como Rede FIBRA, é composta por quatro grupos de pesquisa, respectivamente liderados por LiberEduardo Ferriolli (USP Ribeirão Preto), Anita alesso Neri (Unicamp), Rosângela Correa Dias (UFMG) e Roberto Alves Lourenço (UERJ), e tem objetivos compartilhados pelos quatro grupos que a compõem. Tais objetivos serão investigados por meio de um estudo multicêntrico e multidisciplinar.

A Universidade Federal do Piauí através do Campus Ministro Reis Velloso (Parnaíba-PI) está inserida no Pólo da UNICAMP, será uma das sedes desta rede de pesquisadores que estarão desenvolvendo pesquisas para entender o processo de fragilização da população brasileira (e piauiense em particular). Para tanto a equipe é formada pela coordenação geral da Profª Dra Anita Liberalesso Neri da UNICAMP, e possui como coordenador local o Profº Msc. Ludgleydson Fernandes de Araújo (Curso de Psicologia). A rede Fibra em Parnaíba ainda contará com participação da Profª Esp. Daisy de Araújo Vilela (Curso de Fisioterapia), Profº Msc. Marcelo Coertjens (Curso de Fisioterapia) e a Profª Dra. France Keiko Yoshioka (Curso de Biomedicina). Teremos a participação de cerca de 30 alunos dos cursos de Psicologia, Biomedicina e Fisioterapia que farão coleta de dados com uma amostra de 385 idosos residentes na comunidade parnaibana.

Esses idosos serão representativos da população de pessoas com 65 anos ou mais, residentes na comunidade. Além de caracterizar a síndrome na população idosa brasileira, derivando perfis de fragilidade, pretende-se estabelecer critérios operacionais de diagnóstico, que possam subsidiar o trabalho das equipes de saúde nos diversos níveis de atenção e, igualmente, oferecer informações úteis aos planejadores e gestores de políticas públicas.