Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Projeto para Laboratório do CMRV aprova alunos para estagiar

Projeto para Laboratório do CMRV aprova alunos para estagiar

No dia 6 de outubro, sábado, houve um  processo de seleção de estagiários de iniciação científica para o Laboratório de Genética Humana e Biologia Molecular do Campus Ministro Reis Velloso sob a coordenação do Prof.Dr. Eleonidas Moura Lima.

(Professor Eleonidas e Professora Maria Helena Cortez)

O referido laboratório é uma conquista para comunidade acadêmica, pois ele é resultado da aprovação de projeto pesquisa junto ao Ministério de Saúde/CNPq e uma contrapartida da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Sendo está condição sine qua non para o estabelecimento do já citado laboratório.

O processo de seleção segue o princípio da atual gestão, uma vez, que é aberto de forma democrática a todos os alunos interessados em fazê-lo. Assim possibilitando oportunidade a todos, como reza o princípio democrático.

O Laboratório de Genética Humana e Biologia Molecular visa realizar pesquisas nas áreas: Genética Humana, Genética de População, Biologia Molecular, Oncogenética, Epigenética, Cultura Celular, Citogenética e Mutagênese. Além de ser uma matriz de trabalho para realizar colaborações com grupos de pesquisas interessados.

Mais ou menos 30 alunos se inscreveram, e somente 11 foram selecionados. Os alunos que foram aprovados no Projeto deram sua opinião sobre a importância do mesmo:

• Larissa Rodrigues dos Santos Silva: “A base do projeto é muito importante, gostaria de me especializar nesta mesma área”.
  • Alisse: ”Uma forma de aprendizado e enriquecimento para o currículo”.
  • Teresa: A aprovação foi para mim muito importante, pois já me interessava pela área. “Apesar do curso que faço ser licenciatura, a área da pesquisa e o que quero fazer”.
  • Ângela: “Para falar a verdade, não pensava que ia ser aprovada porque não estudei o suficiente, mas, como consegui espero me dedicar o possível, pois mim interessa, e será importante para minha carreira profissional”.
  • Maria Gracelia: “Vejo neste projeto uma forma de enriquecer meu conhecimento numa área pouco “conhecida”, porem muito promissora”.
  • Thayson Rodrigues Lopes: “O projeto é o inicio para se aprofundar o interesse em pesquisa no CMRV, incentivar os alunos nesta área que é bastante ampla e carente de profissionais, alem de uma eventual experiência e melhoria curricular”.
  • Ricardo Teixeira de Sousa: “Vejo no projeto um modo de ingressar na área de genética na qual quero seguir”.
  • Leonardo Andrade Castro: ”Um projeto de iniciação científica como este, é uma chave de qualificação profissional”.
  • Joalberth Candeira Costa: “Ter passado para esse projeto foi muito bom, pois poderemos por em pratica os conhecimentos que adquirimos em sala de aula e será bom para minha vida acadêmica”.
  • Amanda Campelo Lima de Melo: “Este projeto vai nos dar oportunidade de por em pratica o que já aprendemos no nosso curso”.
  • Ari Pereira de Araújo Neto: “Vejo o estagio como um passo inicial ao mundo da pesquisa, ele representara um trampolim em minha vida profissional, alem disso o projeto trará benefícios, principalmente ao CMRV, visto que aqui esta montada uma matriz laboratorial básica de Biologia Molecular e Genética o que acarretara suporte para outros projetos, que consequentemente poderá trazer melhoria a saúde da população de Parnaíba e ate do Piauí como um todo”.

(Alunos de Biomedicina)

(Alunos de Biologia)

O estabelecimento das referidas áreas de pesquisa possibilitará uma melhor qualidades aos cursos das áreas afins ofertados pelo Campus Ministro Reis Velloso.  Pois estará comprometido com a formação dos discentes, uma vez, que serão inseridos aos projetos de pesquisas aprovados pelos docentes do referido Campus.