Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > CMRV realizou um Curso de Extensão em Biologia de Anfíbios
Início do conteúdo da página

CMRV realizou um Curso de Extensão em Biologia de Anfíbios

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Universidade Federal do Piauí (Campus de Parnaíba) em parceria com o Instituto Ilha do Caju Ecodesenvolvimento e Pesquisa - ICEP realizou um curso de extensão de 40 horas em biologia de anfíbios.

O objetivo do curso foi atingir os alunos dos cursos de biologia da UFPI e da UESPI, onde foram oferecidas 15 vagas para cada Universidade. As atividades de extensão são muito importantes para a complementação em sala de aula e o contato dos alunos com profissionais e problemas relacionados de sua área. Além de oferecer ao aluno uma oportunidade de poder decidir sobre sua futura área de atuação.

O curso foi organizado pelo Prof. José Roberto Leite e contou com um professor visitante doutorando da Universidade de Brasília (UnB), Marcelo Kokubum, um grande especialista em filogenia e ecologia de anfíbios.

As aulas prática foram realizadas em uma parceria com o IBAMA, no Parque Nacional Sete Cidades, onde foi deslocado um guia para acompanhar os alunos.

O curso de extensão foi atividade do Projeto PROBID – Projeto Biodiversidade do Delta, um projeto de pesquisa e conservação da biodiversidade do Delta, coordenado pelo Prof. José Roberto Leite, onde um dos objetivos consiste na formação de recursos humanos na região, para posterior envolvimento em projetos nas áreas de biologia e sustentabilidade do Delta.

Este curso foi muito importante por vários aspectos, o primeiro foi o envolvimento dos alunos com o curso. E o projeto PROBID pode selecionar um estagiário pelo seu envolvimento, pois um dos subprojetos é a caracterização dos “anfíbios da Região Deltaica”.

Este subprojeto visa uma maior compreensão da biodiversidade da região e identificando áreas com maior ou menor grau de atividade antrópica, pois os anfíbios são bons indicadores ambientais.

O segundo aspecto foi o fato do curso ter sido realizado com alunos das duas instituições de ensino superior da cidade, a interatividade foi muito positiva e projetos como este pode fortalecer as bases de cooperação, que poderão ajudar em um futuro próximo na realização de congressos e/ou eventos em conjunto o que ajudaria o desenvolvimento da região.

Fim do conteúdo da página