Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Professores e estudantes do CMRV participaram do XV CONBEP

Professores e estudantes do CMRV participaram do XV CONBEP

Leonardo Teixeira Sales, Coordenador do curso de Engenharia de Pesca do CMRV, juntamente com Wagner Gondim Cavalcanti Filho, Pedro Elias Urquiza de Lucena e Jefferson Nunes dos Santos, alunos do referido curso, participaram do XV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca - “Recursos Pesqueiros e Desenvolvimento Sustentável”.

O XV CONBEP foi realizado na Universidade Federal do Amazonas Manaus/AM no período de 16 a 19 de outubro de 2007 e teve como objetivo de tornar possível a discussão e a troca de conhecimentos entre profissionais, estudantes e empresários do setor pesqueiro nacional, para o grande desafio que é produzir com sustentabilidade. Desta forma, a Amazônia, foco de interesse internacional, com mais de 80% de sua floresta tropical preservada, a maior rede fluvial e ictiofauna do planeta e onde o pescado tem relevante importância sócio-econômica para a população, se apresenta como um cenário perfeito para a realização do XV CONBEP.

Foram apresentados 5 trabalhos:

• Diagnostico do perfil dos engenheiros de pesca-2007” apresentado por Leonardo Teixeira Sales.

Revelou que a região nordeste é a maior formadora dos engenheiros de pesca, sendo que o maior número de formados são oriundos de pernambucano.

A faixa salarial varia de mais de 10 mil a 800 reais.

Predominância do sexo masculino.

• Pesca da Manjuba na região de Parnaíba-Pi” como autor Wagner Gondim Cavalcante Filho.

Diagnostico a captura da Anchioviella Lepidentostole (Fowler, 1911) conhecida como manjuba.

A soma da quantidade pescada pela associação de pescadores de manjuba do Parnaíba/Igaraçú pode chegar a 15000 kg/mês.

Relatou a importância da analise dessa atividade na implementação de melhorias junto à comunidade local.

• Beneficiamento e comercialização da manjuba na região de Parnaíba-Piaui”, como autor Pedro Elias Urquiza de Lucena.

Concluiu que o Beneficiamento dessa espécie é caracterizado pela salga, secagem e embalagem do produto.
Que a comercialização é realizada no local e/ou através de um atravessador, sendo distribuída para outros estados.
Os preços variam de acordo com a oferta e procura e de acordo com a maneira como é vendido, podendo chegar a 3 reais o kg depois de chegar ao destino final.

• Levantamento preliminar faunístico de Braquiúros (Crustácea: Decapoda: Brachyura) Ecotopos estuarinos e costeiros da Ilha do Caju, MA, Brasil” apresentado por Jefferson Nunes dos Santos.

Foram identificados 12 espécies, pertencendo a 6 gêneros, apresentando 3 famílias, a saber: ocypodidae: ocypode quadrata, ucides cordatus, uca maracoani, u. leptodactyla, u. rapax, u. thayeri, u. cumulanta, u. mordax, u. burgesi. Grapisidae: goniopsis cruentata, pachygrapsus transversus. Portunidae: callinectes danae.

A espécie p. transversus possui distribuição associada a região nordeste, mas não possui registro para o estado do maranhão.

Mostrou a importância de inventários de biodiversidade na região da área de proteção ambiental (apa) do Delta do Parnaíba.

• A Pesca Artesanal (artes, procedimentos e embarcações) na região costeira da ilha do caju, araioses, MA” também apresentado por Jefferson Nunes dos Santos.

Registrou as embarcações: bote a remo, bote a vela, bote motorizado, canoa, geleira (embarcação recolhedora de pescado) e jangada.

As principais artes e procedimentos de pesca relatados foram: caçoeira, espinhel, rede de arrasto, rede de espera, tarrafa, pesca de batido e curral de pesca.

A conservação de pescado é quase toda na forma de salga e gelo.

Com essa experiência os alunos puderam conhecer o panorama dos engenheiros de pesca do Brasil e desfrutar de bastante conhecimento.