Semana do Peixe

A Semana do Peixe é a consolidação de uma política pública de comercialização do pescado construída pelo Governo Federal. Em seu horizonte está a popularização e introdução do pescado na rotina alimentar. É uma ação integrante da Companhia Nacional de Incentivo ao Consumo de Pescados, desenvolvida pela SEAP - Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidênciada República, em parceria com a Abras-Associação de Supermercados.

(Estudantes de Engenharia de Pesca do CMRV, e o Presidente da Associação dos Pescadores de Manjuba, em frente ao ULTRA supermercado, com deliciosa degustação do mesmo peixe)

Jefferson Nunes dos Santos, estudante do terceiro bloco em Engenharia de Pesca do CMRV, apresentou no dia 27 de setembro de 2007, durante a  "semana do peixe", uma palestra cujo o tema abordado foi: "Pesca Artesanal do Piauí". A patestra trata-se de um resumo científico que teve aceitação positiva, onde foi submetido ao XV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, o mesmo com grande satisfação irá nos representar, participando e apresentando em sessão oral o tema por ele exposto.

O "I Seminário sobre a qualidade e legislação sanitária do pescado" realizado na UFPI, contou com a presença de pescadores, professores, e estudantes de várias universidades.

O mesmo ofereceu aos participantes palestras com temas: Qualidade e higiene do Pescado (Profª. Msc. Waleska Alburquerque - UFPI); Legislação Sanitária (Dra. Leandra Werner Thomaz - USAV); Manuseio do pescado a bordo e perspectiva da pesca e aquicultura (Prof. MSC. Leornado Teixeira Sales - UFPI); e Licenciamento Ambiental para Piscicultura (SEMAR).