Está aberto até o dia 24 de junho o período de inscrição dos estudantes irregulares da UFPI junto ao Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) para participação no Enade 2010. Os alunos irregulares devem procurar as coordenações de seus respectivos cursos para efetivação da inscrição.
Encontram-se em situação irregular junto ao Enade estudantes que foram inscritos pela Instituição de Ensino Superior, selecionados por procedimentos amostrais e, por qualquer razão, não compareceram à prova. Permanecer em tal situação implica em não recebimento do diploma do curso de graduação.
Estudantes iniciantes e concluintes de seus respectivos cursos estão habilitados a realizar o Exame. Para os primeiros, é necessário ter cursado de 7% a 22% da carga horária. Para os concluintes, ter cumprido pelo menos 80% do curso. O estudante irregular terá que fazer a prova correspondente à situação que se encontrava quando faltou ao Enade: se era iniciante à época, mesmo que esteja terminando o curso em 2010, fará a prova para iniciantes; se estava próximo de concluir a graduação, fará o exame para concluintes.
O aluno em situação irregular poderá fazer a prova do Enade 2010 mesmo que seu curso não esteja entre os selecionados.