Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Educação Fiscal na UFPI para a gestão participativa dos recursos públicos

Educação Fiscal na UFPI para a gestão participativa dos recursos públicos

Mais uma turma do curso de Educação Fiscal foi concluída neste ano. Essa já é a segunda turma. O curso tem o objetivo de conscientizar a sociedade através da escola como função como função socioeconômica do tributo e buscar o despertar do cidadão para acompanhar a aplicação dos recursos postos à disposição da Administração Pública, tendo em vista o benefício de toda a população.

"A gente está montando um projeto de extensão, aliás, um programa de extensão, que é amparado por um convênio que será firmado entre a Universidade Federal do Piauí e Secretaria da Fazenda do Estado para que a gente possa, após a formação desse curso, colocar os alunos nas comunidades, participando de fóruns, seminários, congressos, e que possam levar a mensagem de cidadão participativo" (Professor Álvaro Caldas, tutor do curso).

As aulas são via Internet, onde cerca de 30 alunos do curso de Contabilidade participaram desta aula presencial, que aconteceu no laboratório de informática da Universidade Federal do Piauí.

Os estudantes serão futuros disseminadores deste projeto. O estudante Francisco Vieira vê o curso como a oportunidade de se obter mais conhecimentos a respeito de nota e cupom fiscal, podendo exercer melhor a cidadania.

"Conhecendo como funciona este sistema, a gente, em determinadas situações, tem como se sobressair, em determinados assuntos, em relação ao Fisco, como funciona no país" (aluno Francisco Vieira).

A pretensão agora, tendo em vista à procura pelo curso, é de assinar acordos com outras universidades, inclusive com a Escola Fazendária de Brasília, com o propósito de estimular e aplicar conhecimentos aos participantes, através da Educação Fiscal.

(Reportagem de Isabela Martins. TV Delta)

Vídeo: