Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Projeto de incentivo à leitura "PARFOR Indica": curso de História
Início do conteúdo da página

Projeto de incentivo à leitura "PARFOR Indica": curso de História

Imprimir
Última atualização em Terça, 06 de Fevereiro de 2024, 09h09

WhatsApp Image 2024 02 05 at 11.18.57

O “PARFOR INDICA” é um projeto de incentivo à leitura do PARFOR/UFPI e inclui a indicação de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas), de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas, configurando um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores.

E hoje, nós trazemos indicações de leitura das cursistas de História: Amanda Gabriela, Ariane Ramos e Ruthe Helena, do Polo de Miguel Alves. Confira e boa leitura!

WhatsApp Image 2024 02 05 at 13.19.59

A indicação da cursista de Amanda Gabriela é o livro "O Ódio que Você Semeia", um romance juvenil escrito por Angie Thomas e publicado em 2017. O livro conta a história de Starr Carter, uma adolescente negra que vive em duas realidades: Garden Heights, um bairro pobre e violento, e Williamson, uma escola particular de elite.

Um dia, Starr presencia o assassinato de seu melhor amigo, Khalil, por um policial branco. Ela é a única testemunha do crime e é forçada a testemunhar no tribunal. Starr se vê dividida entre duas realidades: a realidade de Garden Heights, onde ela é tratada como uma outsider por ser diferente, e a realidade de Williamson, onde ela é tratada como uma vítima por ser negra.

O livro explora temas como racismo, violência policial e justiça. Angie Thomas escreve de forma contundente e realista, mostrando o impacto do racismo na vida das pessoas. O livro foi um sucesso de crítica e público, e foi adaptado para o cinema em 2018. Confira o livro completo aqui.

 

WhatsApp Image 2024 02 05 at 11.16.03 1

A cursista Ariane Ramos indicou o livro “João Gabriel Baptista, um geógrafo que fez História”: a constituição de um intelectual na segunda metade do século XX no Piauí, também escrito por Marcus Pierre de Carvalho Baptista. Segundo a Dra. Maria do Socorro Baptista Barbosa, muito mais do que a biografia de um sujeito histórico, o livro de Marcus Pierre nos traz um retrato vivo de quem foi João Gabriel Baptista, partindo de suas relações familiares, perpassando por sua carreira de engenheiro, professor, pesquisador, e escritor de textos acadêmicos, deixando o leitor curioso quanto ao escritor/romancista/poeta não publicado. É um retrato de alguém que teve uma vida rica, com momentos altos e baixos, em que as relações familiares se misturavam, muitas vezes, com suas relações de trabalho, e com sua vida social e política [...] A todos que decidirem ler este livro, desejo mais que uma boa leitura. "Desejo que mergulhem na vida de João Gabriel Baptista, e o vejam como um ser humano absolutamente normal, com todas as suas idiossincrasias e complexidades, cujas marcas no estado em que viveu, no lugar que ele amou, foram magistralmente bem apontadas pela escrita clara e objetiva de seu neto, meu sobrinho, o autor deste livro". Acesse aqui para conferir onde encontrar a obra.

 

WhatsApp Image 2024 02 05 at 11.16.03

"Entre o porto e a estação: histórias da vila de Amarração no litoral do Piauí", de autoria de Marcus Pierre de Carvalho Baptista, é a indicação da cursista Ruthe Helena. Localizada no litoral piauiense, a Vila de Amarração ao longo dos séculos XIX e XX foi palco de diversos acontecimentos. Ao mesmo tempo em que Amarração foi uma zona de litígio entre o Piauí e o Ceará, também foi o espaço no qual alguns setores das camadas piauienses no final do século XIX e no decorrer do século XX depositaram seus sonhos, projetos de “progresso” e desenvolvimento para a província, depois, estado do Piauí, através da possibilidade da instalação da malha ferroviária, bem como a construção do porto de Amarração, considerado a melhor opção de porto marítimo para o Piauí na época. Dessa forma, esta obra trata da compreensão em como a experiência da modernidade influenciou a vila de Amarração no final do século XIX e início do século XX, particularmente dos anos de 1880 a 1930, provocando não apenas modificações em seu espaço, mas também conflitos, gerando o surgimento de novas práticas sociais e influenciando diretamente no cotidiano dos sujeitos que viviam ali nesta época. Acesse aqui para conferir onde encontrar a obra.

 

Fim do conteúdo da página