Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > UFPI realiza Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do Parfor no Polo de Piripiri

Instagram - Parfor

Última atualização em Terça, 20 de Dezembro de 2022, 19h17

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), realizou na manhã desta terça-feira (20) o Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do Parfor/UFPI referente ao período letivo 2022.2 na cidade de Piripiri onde ocorrerão as aulas do curso de Letras-libras.

O evento foi realizado no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e teve como objetivo: refletir sobre a formação e o engajamento profissional como probabilidades de enfrentamento dos desafios da profissão docente na contemporaneidade; conhecer a logística de funcionamento do Parfor no âmbito da UFPI e as orientações necessárias para o desenvolvimento das atividades acadêmicas do semestre letivo 2022.2; compreender o funcionamento do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) visando à autonomia do cursista na utilização do portal do discente.

O Seminário iniciou com a belíssima apresentação dos alunos da Escola São João Batista da comunidade Formosa, com a interpretação em libras da letra da música “Dias melhores” da banda Jota Quest.

Compuseram a mesa de abertura a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro; a Coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Dra. Marta Maria Azevedo Queiroz; a Secretária de Educação de Piripiri, Professora Tânia Marilda Monteiro, na ocasião também representando a Excelentíssima Prefeita de Piripiri, Jove Oliveira Monteiro; a Coordenadora local do Parfor/UFPI no Polo de Piripiri, Professora Lêda Borges; o Diretor do IFPI campus Piripiri, Paulo Sérgio de Jesus Teixeira e a Presidente do SINTE – Piripiri, Maria Iolete Pereira Cidades.

A Secretária de Educação, Tânia Monteiro, enfatizou a importância da concretização da implantação das turmas do Parfor/UFPI no município de Piripiri. “Estou imensamente feliz em conseguirmos formar a turma de Letras-libras em Piripiri; torcemos muito por esse curso, pois é uma grande necessidade do município; então desejo que todos os cursistas aproveitem ao máximo essa oportunidade e aprendam a Língua Brasileira de Sinais e levem com carinho, amor e respeito para as pessoas que precisam”.

O diretor do IFPI em Piripiri, professor Paulo Sérgio firmou seu apoio ao programa: “É uma honra poder contribuir para a realização da turma de Letras-libras do Parfor/UFPI em nosso município; por isso, o Instituto Federal do Piauí em Piripiri presta todo o apoio necessário para atender os cursistas”.

Em nome do Magnífico Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, e da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Ana Beatriz Sousa Gomes, a professora Glória Ferro saudou os presentes e deu as boas-vindas aos cursistas: “Estamos aqui neste seminário, que consolida o início das atividades acadêmicas do Parfor/UFPI do período letivo 2022.2, para dizer a vocês que sejam bem-vindos (as) à Universidade Federal do Piauí e para reiterar o nosso compromisso com uma formação sólida de professores que favoreça o desenvolvimento dos saberes necessários à realização de uma prática docente comprometida com as aprendizagens essenciais que todos os alunos (sem exceção!) devem desenvolver ao longo da educação básica, em conformidade com os preceitos da educação inclusiva”.

Na ocasião a Coordenadora local do Parfor/UFPI no Polo de Piripiri, Professora Lêda Borges, expressou a importância do curso ofertado. “Letras-libras é o curso do futuro e é o curso que irá nos levar a comunicar-se de forma adequada e necessária aos que precisam; a importância desse curso para nós que trabalhamos na educação do município é gigantesca e ter esse curso ofertado pela Universidade Federal do Piauí através do Parfor é motivo de grande alegria e orgulho para todos”.

Seguindo a programação do evento, a Profa. Dra. Raimunda Alves Melo (UFPI/LEDOC) proferiu com maestria a palestra intitulada “Profissão docente na contemporaneidade: desafios e perspectivas da formação de professores para a educação básica”, tendo como mediadora a Psicol. Ma. Anne Heracléia de Brito e Silva (SEDUC/Piripiri). A palestra despertou o interesse dos cursistas, que ao final foram contemplados com sorteio de livros de autoria da palestrante.

Na sequência, ocorreu a Roda de Diálogo Formação docente na UFPI através do Parfor: realidades e perspectivas”, mediada pelas Coordenadoras do Parfor/UFPI: Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro e Profa. Dra. Marta Maria Azevedo Queiroz. A coordenação da roda ficou a cargo da Profa. Maria Vanúsia Quaresma (SEDUC/Piripiri).

No terceiro momento do seminário, foi realizada a oficina: “Orientações gerais para utilização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) – Portal do Discente”, ministrada pela Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro, contando com a coordenação da Profa. Márcia Maria Batista Sousa (SEDUC /Piripiri). Esse momento visou familiarizar os cursistas com o SIGAA de modo que eles desenvolvam segurança e autonomia na utilização do portal do discente.

A turma ofertada pelo Parfor/UFPI que funciona no Polo de Piripiri é formada por professores cursista de Piripiri e dos municípios do entorno, sendo eles: Parnaíba, Piracuruca, Buriti dos Lopes, Pedro II, Capitão de Campos e Domingos Mourão.

O seminário foi finalizado com lançamento de livros e entrega de material didático – pedagógico para os cursistas do programa (bolsa, livro, caneta, grafite e camiseta), coroando o sucesso do evento.

Confira programação completa.

Veja mais fotos do evento.