Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > UFPI realiza Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do Parfor no Polo de Miguel Alves
Início do conteúdo da página

UFPI realiza Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do Parfor no Polo de Miguel Alves

Imprimir
Última atualização em Quinta, 29 de Dezembro de 2022, 15h34

  

 

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), realizou na manhã desta segunda-feira (19) o Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do Parfor/UFPI referente ao período letivo 2022.2 na cidade de Miguel Alves onde ocorrerão as aulas dos cursos de Educação Física, Geografia, História, Letras-libras, Letras-português e Pedagogia.

O evento foi realizado na Unidade Escolar Senador Dirceu Mendes Arcoverde e teve como objetivo: refletir sobre a formação e o engajamento profissional como probabilidades de enfrentamento dos desafios da profissão docente na contemporaneidade; conhecer a logística de funcionamento do Parfor no âmbito da UFPI e as orientações necessárias para o desenvolvimento das atividades acadêmicas do semestre letivo 2022.2; compreender o funcionamento do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) visando à autonomia do cursista na utilização do portal do discente.

 

 

Compuseram a mesa de abertura o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes; o Coordenador de Seleção e Programas Especiais, Prof. Me. Maycon Silva Santos, representando a Pró-Reitora de Ensino de Graduação; a Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro; o Coordenador do curso de Letras-Português, Prof. Dr. João Benvindo de Moura; o Coordenador do curso de História, Prof. Dr. Francisco Gomes Vilanova; a Coordenadora do curso de Geografia, Profa. Dra. Bartira Araújo da Silva Viana; a Coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Dra. Marta Maria Azevedo Queiroz; o Excelentíssimo Prefeito de Miguel Alves, Francisco Antônio Rebelo Paiva, e a primeira-dama, Naiana Leal; o Vice-Prefeito, Adail Júnior; a Secretária de Educação de Miguel Alves, Hosana dos Santos Tavares; a Coordenadora Local do Parfor/UFPI no Polo de Miguel Alves, Ana Pereira da Silva; a Palestrante, Profa. Dra. Raimunda Aves Melo; o Presidente da câmara de vereadores, Professor José Pereira Rodrigues da Silva; o vereador, João de Deus; o Secretário de transporte, Douglas Andrade, e o Secretário de Finanças, Antônio Carlos.

 

 

Abrindo o seminário, a Secretária de Educação de Miguel Alves, Hosana dos Santos Tavares, acolheu os presentes e expressou sua emoção e alegria em fazer parte dessa concretização do Parfor/UFPI em Miguel Alves, pois como egressa do curso de História ela já vivenciou essa realidade. “Cursei o Parfor/UFPI em Teresina e era um sacrifício enorme se deslocar para lá; enfrentei muitas dificuldades, mas no fim dessa jornada me senti vitoriosa e trazer o Polo do Parfor/UFPI para Miguel Alves para beneficiar os nossos professores é motivo de imensa alegria para todo o município e os do entorno. Hoje quero parabenizar e pedir para que os novos cursistas tenham persistência para chegar até o fim e assim como eu sair vitoriosos com essa formação de qualidade”.

 

 

Em fala o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, enfatiza sua satisfação com a implantação das novas turmas do Parfor/UFPI em Miguel Alves: “O Parfor é um programa que tem se destacado pela formação de professores e essa formação do professor voltada para a sala de aula é de extrema importância no Piauí; temos só aqui em Miguel Alves a concretização de 06 turmas, se destacando entre elas: Educação Física, Geografia, História, Letras-libras, Letras-português e Pedagogia que por si só já se reverte de uma importância considerável, pois se tratam de licenciaturas que irão melhorar a qualificação dos nossos docentes”.

 

 

Na ocasião o Coordenador de Seleção e Programas Especiais, Prof. Me. Maycon Silva Santos, declarou que o evento simboliza um marco histórico para Miguel Alves no qual o Parfor é o responsável. “A mobilização que causa no entrono é gigantesca, tanto para o crescimento econômico e cultural dessa região. Então a Universidade Federal do Piauí por meio do Parfor se alegra muito com essa implantação”.

 

 

Em nome do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), a Coordenadora Institucional, Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro, saudou os presentes e deu as boas-vindas aos cursistas: “sejam bem-vindos à Universidade Federal do Piauí! Vocês estão na maior e, ouso dizer, na melhor Universidade do estado Piauí. O nosso propósito é imprimir qualidade necessária à formação de professores da educação básica, de modo a encontrar ressonância na melhoria da qualidade da aprendizagem dos nossos alunos da rede pública. Tenham certeza de que a UFPI fará a sua parte, envidando todos os investimentos necessários e contamos com o compromisso e envolvimento de cada um de vocês”.

 

 

Após a mesa de abertura do seminário, ocorreu a belíssima apresentação cultural pela Banda “Asa Branca”, composta pelos alunos das Redes de Educação Municipal e Estadual de Miguel Alves.

 

 

Seguindo a programação do evento, a Profa. Dra. Raimunda Aves Melo (UFPI/LEDOC) proferiu com maestria a palestra intitulada “Profissão docente na contemporaneidade: desafios e perspectivas da formação de professores para a educação básica”, tendo como mediador o Prof. Dr. Francisco Gomes Vilanova (UFPI/Parfor).

 

 

Na sequência, ocorreu a Roda de Diálogo Formação docente na UFPI através do Parfor: realidades e perspectivas”, mediada pelos Coordenadores do Parfor/UFPI: Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro, Prof. Dr. Francisco Gomes Vilanova, Profa. Dra. Marta Maria Azevedo Queiroz e Prof. Dr. João Benvindo de Moura. A coordenação da roda ficou a cargo da Profa. Simone Rodrigues Rocha (SEMED – Miguel Alves/Egressa do Curso de Educação Física do Parfor/UFPI), que externalizou sua emoção por Miguel Alves está sediando novas turmas no Município.

 

 

No terceiro momento do evento, foi realizada a oficina: “Orientações gerais para utilização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) – Portal do Discente”, ministrada pela Profa. Dra. Bartira Araújo da Silva Viana, contando com a coordenação da Profa. Raimunda da Silva (SEMED – Miguel Alves/Egressa do Curso de Geografia do Parfor/UFPI). Esse momento visou familiarizar os cursistas com o SIGAA de modo que eles desenvolvam segurança e autonomia na utilização do portal do discente.

 

 

As turmas ofertadas pelo Parfor/UFPI que irão funcionar no Polo de Miguel Alves contemplarão, além dos professores cursista de Miguel Alves, os municípios do entorno, sendo eles: Nossa Senhora dos Remédios, Lagoa Alegre, Porto e União.

 

 

Finalizando o evento com lançamento de livros e entrega de Material Didático – Pedagógico para os cursistas do programa (bolsa, livro, caneta, grafite e camiseta), abrilhantando ainda mais o seminário.

 

 

 

Confira programação completa.

Veja mais fotos do evento.

Fim do conteúdo da página