Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > UFPI realiza Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do Parfor no polo de Castelo do Piauí

Instagram - Parfor

Última atualização em Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 18h22

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), realizou na manhã deste sábado (03), o Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do Parfor/UFPI referente ao período letivo 2022.2 na cidade de Castelo do Piauí onde ocorrerão as aulas dos cursos de Pedagogia e Letras-Português.

O seminário foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Castelo do Piauí e teve como objetivo: conhecer a logística de funcionamento do Parfor no âmbito da UFPI e as orientações necessárias para o desenvolvimento das atividades acadêmicas do semestre letivo 2022.2; refletir sobre a formação e o engajamento profissional como probabilidades de enfrentamento dos desafios da profissão docente na contemporaneidade; compreender o funcionamento do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) visando à autonomia do cursista na utilização do portal do discente.

Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro, Profa. Dra. Marta Maria Azevedo e Profa. Dra. Maraisa Lopes

O evento iniciou com apresentação cultural e formação da mesa de abertura composta pela Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro; a Coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Dra. Marta Maria Azevedo Queiroz; a Coordenadora do curso de Letras-libras, Maraisa Lopes; a Secretária de Educação de Castelo, Idala Moreira, que na ocasião também representou o excelentíssimo Prefeito de Castelo, Magno Soares; professora Deuzinete Lima; Representando a Secretaria de Educação de Assunção do Piauí,  a Coordenadora local do Parfor no polo de Castelo do Piauí,  Francisca das Chagas do Monte Melo; a Secretária de Educação de Juazeiro do Piauí, Vilma Maria Pereira Lopes e a Secretária de Educação de São Miguel do Tapuio, Marcelli Cardoso.

Apresentação Cultural – Ballet

Em nome do Magnífico Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, e da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Ana Beatriz Sousa Gomes, a professora Glória Ferro saudou os presentes e deu as boas-vindas aos cursistas. “Estamos muito felizes com a implantação de dois cursos do Parfor ofertados em Castelo do Piauí e reafirmamos o compromisso, que é peculiar à UFPI, de imprimir a máxima qualidade à formação dos professores que atuam na educação básica dos municípios da microrregião de Campo Maior”, disse a Coordenadora.

Mesa de abertura

Na sequência, a Profa. Dra. Raimunda Alves Melo (UFPI/LEDOC) proferiu a palestra intitulada “Profissão docente na contemporaneidade: desafios e perspectivas da formação de professores para a educação básica”, com a mediação da Profa. Ma. Marcella de Oliveira Abreu Fontinele. A palestra despertou o interesse e suscitou a participação dos cursistas, que foram contemplados com sorteio de livros de autoria da palestrante.

Profa. Dra. Raimunda Alves Melo e Profa. Ma. Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Dando continuidade ao evento, foi realizada a Roda de Diálogo Formação docente na UFPI através do Parfor: realidades e perspectivas”, mediada pelas Coordenadoras do Parfor/UFPI: Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro, Profa. Dra. Marta Maria Azevedo Queiroz e Profa. Dra. Maraisa Lopes e a coordenação da roda ficou a cargo do Prof. Esp. Juscelino Alves de Oliveira, que é efetivo da SEMED de Castelo do Piauí e egresso do curso de Pedagogia do Parfor/UFPI. Ao final, Juscelino fez um emocionado e emocionante relato da experiência formativa vivenciada no Parfor/UFPI, destacando os impactos da formação no seu desenvolvimento pessoal e profissional. “Não haverá nenhuma mudança social significativa sem investimento em educação, mormente na formação de professores”, disse Glória Ferro ao ressaltar a importância e o lugar da formação de professores ofertada através do Parfor na vida pessoal e profissional dos cursistas.

No terceiro momento do seminário, foi realizada a oficina:Orientações gerais para utilização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) – Portal do Discente”, ministrada pelo Prof. Esp. Francisco Antônio Oliveira Matos (SEMED/Coordenador UAB – Castelo do Piauí), contando com a coordenação da Profa. Esp. Raimunda Deuzinete Ferreira Lima (SEMEC – Assunção do Piauí), que também é egressa do curso de Pedagogia do Parfor/UFPI.

Prof. Esp. Francisco Antônio Oliveira Matos

O seminário foi finalizado com lançamento de livros e a entrega de Material Didático – Pedagógico para os cursistas do programa (bolsa, livro, caneta, grafite e camiseta), abrilhantando ainda mais evento.

Confira programação completa.

Veja mais fotos do evento.