Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > UFPI realiza Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do Parfor no polo de Castelo do Piauí
Início do conteúdo da página

UFPI realiza Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do Parfor no polo de Castelo do Piauí

Imprimir
Última atualização em Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 18h22

 

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), realizou na manhã deste sábado (03), o Seminário de Abertura das Atividades Acadêmicas do Parfor/UFPI referente ao período letivo 2022.2 na cidade de Castelo do Piauí onde ocorrerão as aulas dos cursos de Pedagogia e Letras-Português.

O seminário foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Castelo do Piauí e teve como objetivo: conhecer a logística de funcionamento do Parfor no âmbito da UFPI e as orientações necessárias para o desenvolvimento das atividades acadêmicas do semestre letivo 2022.2; refletir sobre a formação e o engajamento profissional como probabilidades de enfrentamento dos desafios da profissão docente na contemporaneidade; compreender o funcionamento do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) visando à autonomia do cursista na utilização do portal do discente.

 

 Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro, Profa. Dra. Marta Maria Azevedo e Profa. Dra. Maraisa Lopes

 

O evento iniciou com apresentação cultural e formação da mesa de abertura composta pela Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro; a Coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Dra. Marta Maria Azevedo Queiroz; a Coordenadora do curso de Letras-libras, Maraisa Lopes; a Secretária de Educação de Castelo, Idala Moreira, que na ocasião também representou o excelentíssimo Prefeito de Castelo, Magno Soares; professora Deuzinete Lima; Representando a Secretaria de Educação de Assunção do Piauí,  a Coordenadora local do Parfor no polo de Castelo do Piauí,  Francisca das Chagas do Monte Melo; a Secretária de Educação de Juazeiro do Piauí, Vilma Maria Pereira Lopes e a Secretária de Educação de São Miguel do Tapuio, Marcelli Cardoso.

 

Apresentação Cultural – Ballet

 

Em nome do Magnífico Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, e da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Ana Beatriz Sousa Gomes, a professora Glória Ferro saudou os presentes e deu as boas-vindas aos cursistas. “Estamos muito felizes com a implantação de dois cursos do Parfor ofertados em Castelo do Piauí e reafirmamos o compromisso, que é peculiar à UFPI, de imprimir a máxima qualidade à formação dos professores que atuam na educação básica dos municípios da microrregião de Campo Maior”, disse a Coordenadora.

 

Mesa de abertura

 

Na sequência, a Profa. Dra. Raimunda Alves Melo (UFPI/LEDOC) proferiu a palestra intitulada “Profissão docente na contemporaneidade: desafios e perspectivas da formação de professores para a educação básica”, com a mediação da Profa. Ma. Marcella de Oliveira Abreu Fontinele. A palestra despertou o interesse e suscitou a participação dos cursistas, que foram contemplados com sorteio de livros de autoria da palestrante.

 

Profa. Dra. Raimunda Alves Melo e Profa. Ma. Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

 

Dando continuidade ao evento, foi realizada a Roda de Diálogo Formação docente na UFPI através do Parfor: realidades e perspectivas”, mediada pelas Coordenadoras do Parfor/UFPI: Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro, Profa. Dra. Marta Maria Azevedo Queiroz e Profa. Dra. Maraisa Lopes e a coordenação da roda ficou a cargo do Prof. Esp. Juscelino Alves de Oliveira, que é efetivo da SEMED de Castelo do Piauí e egresso do curso de Pedagogia do Parfor/UFPI. Ao final, Juscelino fez um emocionado e emocionante relato da experiência formativa vivenciada no Parfor/UFPI, destacando os impactos da formação no seu desenvolvimento pessoal e profissional. “Não haverá nenhuma mudança social significativa sem investimento em educação, mormente na formação de professores”, disse Glória Ferro ao ressaltar a importância e o lugar da formação de professores ofertada através do Parfor na vida pessoal e profissional dos cursistas.

Coordenadora Institucional do Parfor/UFPI, Profa. Dra. Maria da Glória Duarte Ferro

 

No terceiro momento do seminário, foi realizada a oficina:Orientações gerais para utilização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) – Portal do Discente”, ministrada pelo Prof. Esp. Francisco Antônio Oliveira Matos (SEMED/Coordenador UAB – Castelo do Piauí), contando com a coordenação da Profa. Esp. Raimunda Deuzinete Ferreira Lima (SEMEC – Assunção do Piauí), que também é egressa do curso de Pedagogia do Parfor/UFPI.

 

Prof. Esp. Francisco Antônio Oliveira Matos

 

O seminário foi finalizado com lançamento de livros e a entrega de Material Didático – Pedagógico para os cursistas do programa (bolsa, livro, caneta, grafite e camiseta), abrilhantando ainda mais evento.

 

 

Confira programação completa.

Veja mais fotos do evento.

Fim do conteúdo da página