Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Cursistas de Educação Física do polo de Currais produzem Podcasts como atividade curricular
Início do conteúdo da página

Cursistas de Educação Física do polo de Currais produzem Podcasts como atividade curricular

Imprimir
Última atualização em Quarta, 13 de Abril de 2022, 16h39

 

O uso de Podcasts é um dos mais novos projetos digitais da turma de Educação Física do polo de Currais. A produção dos programas foi realizada como atividade da disciplina de Sociologia da Educação, ministrada pelo professor formador Magno Castro. O desafio era produzir um podcast e um resumo simples por grupo. A produção ocorreu durante o mês de fevereiro e os alunos apresentaram no início de março remotamente através da plataforma Google Meet.

 Esse tipo de conteúdo em áudio que pode ser escutado a qualquer momento e em qualquer lugar, modificou a maneira de consumir informações e dessa forma a turma de Educação Física aproveitou para abordar por meio desse canal os temas trabalhados na área da Educação Física e da Sociologia. Organizaram-se em 7 grupos com 5 pessoas e cada grupo produziu um podcast de 10 a 15 minutos com o resumo de cada tema escolhido.

 O professor Magno justificou a relevância da atividade para a formação dos discentes. “A Educação Física é um componente curricular que aborda as práticas corporais a partir da variedade de formas de codificação e significações sociais. Através da história dos grupos sociais, é possível entender as manifestações corporais das diversas expressividades dos sujeitos. Concebe-se que o movimento do corpo humano está culturalmente inserido na sociedade, ampliando a ideia de que a ação corporal não se vincula unicamente a exploração do deslocamento espaço-temporal”.

 “A formação inicial do educador físico demanda o conhecimento dos fundamentos sociológicos para a docência em sua área. Portanto, faz-se necessário aprofundar, por meio da pesquisa bibliográfica, como a Educação Física pode contribuir também para a formação sociocultural no ensino fundamental”, completou o professor que fez questão de enfatizar que o mérito da atividade foi todo dos alunos que receberam a proposta com entusiasmo e colocaram em prática da melhor forma possível.

Fabrício Rossi, Coordenador do curso de Educação Física do Parfor/UFPI afirma: “Toda estratégia de ensino inovadora e que consiga facilitar a compreensão por meio das metodologias ativas, como o Podcast, é extremamente importante no sentido de facilitar a compreensão do conteúdo e propagar o conhecimento. Portanto, parabenizo a iniciativa do docente e dos cursistas e incentivo ainda mais a utilização dessas metodologias de ensino no âmbito do Parfor-UFPI”.

“As estratégias de ensino que colocam o cursista no centro da aprendizagem são fundamentais para repensar o papel do aluno e do professor no processo de ensino e de aprendizagem e ganharam ainda mais importância com o ensino remoto. Por isso, parabenizo o professor formador Magno Castro e os estudantes do curso de Educação Física de Currais pela brilhante iniciativa”, disse Glória Ferro, coordenadora institucional do Parfor/UFPI.

 

Links para acessar os Podcasts e seus respectivos resumos sobre o tema abordado. 

Grupo 1: Jaiane, Ana Paula, Luciene, Milena e Amanda Karolly.

Tema: Dificuldades dos alunos durante a pandemia do COVID-19

Podcast

Resumo

 

Grupo 2: Ariel, Mainara, Mirelly, Gildenir e Robson.

Tema: Educação física em tempos de pandemia e as estratégias adotadas no ensino remoto

Podcast

Resumo

 

Grupo 3: Adailton, Sônia, Leuziene, Willame e Mauro.

Tema: Jogos e brincadeiras

Podcast

Resumo

 

Grupo 4: Nubia, Luzilene, Julimar, Auricelia e Keiliana.

Tema: A importância das aulas de primeiros socorros nas escolas

Podcast

Resumo

 

Grupo 5: Amanda Ribeiro, Eva Cristina, João Francisco, Mayqueson e Mercês Ribeiro.

Tema: Dança e saúde

Podcast

Resumo

 

Grupo 6: Adriana, Lusilda, Jesiane, Regilene e Raquel

Tema: A importância da ginastica

Podcast

Resumo

 

Grupo 7: Flávia, Breno, Willian, Maria Aparecida e Alcides.

Tema: Voleibol nas aulas de educação física escolar em tempos de pandemia em Currais – PI

Podcast 

Resumo.

 

Fim do conteúdo da página