O setor de apicultura do Colégio Técnico de Floriano da Universidade Federal do Piauí (CTF/UFPI) realizou durante os dias 6 e 7 deste mês, curso de capacitação de apicultura básica para 20 produtores rurais de Barão do Grajaú (MA), cidade próxima a Floriano. No mês de julho, o Colégio Técnico já havia levado oficina sobre a prática de apicultura, a capacitação foi realizada para produtores que se interessaram em começar suas próprias criações.
Curso de apicultura reuniu 20 produtores rurais de Barão de Grajaú (MA)
O Curso foi ministrado pelo professor do Curso Técnico em Agropecuária, Laurielson Chaves. A capacitação foi dividida em momento teórico em Barão de Grajaú e prático nas instalações apícolas (apiário, casa de mel, barracão apícola) da Fazenda Experimental do Colégio Técnico de Floriano.
Professor Laurielson Chaves durante curso de apicultura
De acordo com Laurielson Chaves, professor que ministrou o curso, o objetivo da capacitação foi orientar os produtores sobre as ações que envolvem a prática da apicultura.
"O objetivo do curso foi capacitar os produtores rurais do município de Barão do Grajaú sobre a criação de abelhas, então foi dada toda a parte teórica, parte básica sobre a criação e foi ministrada a parte prática no campo. Ensinando a colocar a cera no quadro, mostrando para eles os equipamentos, os materiais para criação, informando sobre a biologia da abelha, sobre o material necessário para criar, sobre em que localizar os cuidados, na localização do apiário, onde ficam as abelhas, os cuidados com segurança, com relação à água, a florada, as principais floradas para produzir mel, também foi orientado sobre os produtos das abelhas", explica o docente.
Professor Laurielson Chaves (à esquerda) e produtores rurais de Barão de Grajaú (MA) durante curso de apicultura na Fazenda Experimental do CTF
Apicultura para além do mel
A capacitação mostrou que a prática da apicultura vai além da criação de abelhas para produção de mel, ensinando sobre produtos e coprodutos que podem ser produzidos a partir do mel.
"Mostramos para os produtores que não é só mel, que eles podem produzir outros produtos. Produtos como pólen, própolis, cera, geléia real, a própria apitoxina com essas alternativas de produção e também sobre os coprodutos, sabonete de mel ou hidromel, que é o vinho de mel, que não é só o mel, que eles podem produzir tanto produtos como coprodutos. Também foi mostrado como capturar o enxame, o preço do material e equipamentos para criar abelhas. Visitamos a casa do mel, mostramos equipamentos, além de toda a sequência da extração do mel dentro da casa do mel", conta Laurielson Chaves.
Confira mais imagens da capacitação: