O III Seminário de Tecnologia Social: Pesquisadores/as afrodescendentes e indígenas é evento científico-cultural promovido pelo PARFOR/UFPI e pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Saúde, Educação Profissional Tecnológica, Informática e Meio Ambiente (NEPESEPTIMA/CTF/UFPI) do Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI). Objetivou-se promover atividades que enriqueçam o crescimento acadêmico, intelectual e profissional, além de possibilitar a interação com estudantes de outras instituições de ensino, profissionais das áreas correlatas e comunidade em geral. O Seminário de Tecnologia Social promove debates de assuntos diversos (técnicas, métodos e instrumentos de pesquisa; vulnerabilidade e segurança de artefatos tecnológicos por meio de celulares; relato de experiência sobre pesquisadores/as afrodescendentes e indígenas, dentre outros) e contou com a presença de profissionais das mais diversas áreas do conhecimento. Um espaço para compartilhamento de conhecimentos e experiências sobre tecnologias social. O evento presencial teve apresentações científicas e culturais realizadas no 07 de outubro de 2023, na Câmara Municipal de Miguel Alves/PI.
Equipe de Organização do Evento:
Foto: Rafael, Edivan, Prof. Marttem, Alane, Maria Antônia e João
Objetivo Geral
Promover atividades que enriqueçam o crescimento acadêmico, intelectual e profissional, além de possibilitar a interação com estudantes de outras instituições de ensino, profissionais das áreas correlatas e comunidade em geral, por meio de curso e de palestras, possibilitando-lhes a ampliação de seu conhecimento técnico, científico, tecnológico e cultural, gerando bem-estar na vida estudantil e profissional.
Justificativa
O Parfor/UFPI, como lugar de acesso e produção de conhecimento, desempenha um papel relevante na sociedade à medida que introduz discentes no universo da investigação científica e da extensão. O III Seminário de Tecnologia Social promove debates de assuntos sobre pesquisadores/as afrodescendentes e indígenas. Faz parte da disciplina ACE II – Ciência e Tecnologia do curso de Pedagogia do Parfor de Miguel Alves/PI. Busca ampliar ainda o espaço para o desenvolvimento da tríade ensino-pesquisa-extensão, em sua dimensão histórica, social e ambiental considerando os questionamentos que surgem das experiências, expectativas e estudos de estudantes de cursos técnicos e de nível superior.
Programação
07 DE OUTUBRO DE 2023 (Carga Horária: 10h)
8h – 8h20 – Mesa de abertura: Prof. Dr. Marttem Costa de Santana (Professor Formador do Parfor/UFPI, Coordenador do Evento, Vice-líder do Nepeseptima/CNPq/CTF/UFPI), Profa. Ana Pereira da Silva (Coordenadora Local do Parfor/UFPI e Professora da SME de Miguel Alves/PI), Prof. José Pereira Rodrigues da Silva (Presidente da Câmara Municipal de Miguel Alves); Profa. Hosana dos Santos Tavares (Professora da SME de Miguel Alves/PI e graduando em Letras-Libras pelo Parfor/UFPI).
Prof. José Pereira Rodrigues da Silva (Presidente da Câmara Municipal de Miguel Alves) e Prof. Marttem Costa de Santana (Coordenador do Evento)
Profa. Hosana dos Santos Tavares
8h20 às 10h – Título: Pesquisadores/as afrodescendentes estrangeiros: Achille Mbembe (Camarões), Angela Davis (Estados Unidos), Audre Lorde (Estados Unidos), bell hooks (Estados Unidos), Chimamanda Ngozi Adichie (Nigéria), Frantz Fanon (Martinica), Grada Kilomba (Portugal), Kabengele Munanga (Bakwa-Kalonji, República Democrática do Congo (antigo Zaire), Kimberlé Crenshaw (EUA), Luís Bernardo Honwana (Maputo, Moçambique), Patrícia Hill Collins (Filadélfia, Pensilvânia, EUA)
10h-10h20 – Intervalo
10h20 às 12h – Título: Pesquisadores/as afrodescendentes brasileiros: Abdias do Nascimento, Adilson Moreira, Allan da Rosa, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Cruz e Sousa, Cuti (Luiz Silva), Joice Berth, Lelia Gonzalez, Lima Barreto, Luiz Gama, Machado de Assis, Milton Santos
12-13h – Intervalo
13h às 17h – Título: Pesquisadores/as indígenas: Ailton Krenak, Cristino Wapichana, Daniel Munduruku, Davi Kopenawa Yanomami, Eliane Potiguara, Ely Macuxi, Fabrício Kaingang, Graça Graúna, Graciela Guarani, Célia Xakriabá, Kaká Werá Jecupé, Kaká Werá Tupã Pataxó, Laé Menezes Tukano, Luiz Rufino, Márcia Sant'Anna, Márcia Wayna Kambeba, Márcio Souza, Maria Firmina dos Reis, Mylene Mizrahi, Olívio Jekupé, Paulo Paiakan, Sonia Guajajara, Xicão Xavante, Yaguarê Yamã
17- 18h – Tecnologias sociais e racismo ambiental
Palestrante: Prof. Dr. Marttem Costa de Santana
O evento ocorreu na Câmara Municipal de Miguel Alves/PI. Na ocasião, a Coordenadora Local, Profa. Ana, parabenizou e agradeceu aos cursistas e professor formador, afirmando que sem o compromisso e dedicação de todos/as, este evento científico e cultural não seria possível.
Para o Prof. Dr. Marttem Costa de Santana, que ministrou a disciplina de Atividades Curriculares de Extensão II (ACE II) – Ciência e Tecnologia, e que atuou como Coordenador do evento e mediador do III Seminário de Tecnologia Social: As Atividades extensionistas no processo formativo do Parfor/UFPI possibilita narrativas, relatos, compartilhamentos e vivências, momento gratificante de socialização, de problematização e de diálogo. A iniciativa vincula a grandeza da produção científica de pesquisadores/as africanos, afrodescentes e indígenas que precisa ser divulgada e compartilhada. Entende-se, também, que o surgimento de uma nova geração de cientistas com igualdade de acesso a cargos relevantes, mesmo a longo prazo, depende de estímulos da tríade ensino-pesquisa-extensão.
Turma de Pedagogia de Miguel Alves/PI – Parfor/UFPI - 2023
Realização:
Apoio:
Por gentileza, sigam nossas redes sociais para ficarem atualizados com nossos eventos de ensino, pesquisa e extensão!
Site: www.ufpi.br/ctf