Página inicial > Últimas Notícias - CTF > Curso Técnico em Agropecuária do CTF/UFPI realiza comemoração do dia do técnico em agropecuária

Última atualização em Segunda, 03 de Outubro de 2022, 11h35

Na manhã do dia 26 de setembro de 2022, data que marca o dia do técnico em agropecuária, os docentes do curso técnico em agropecuária do CTF/UFPI, junto aos discentes, Bianca Rodrigues Conrado de Amorim (Turma TA4A), Israel Pereira da Silva e Maria Lauanna de Oliveira Silva (Turma TA2A) promoveram um evento comemorativo no Auditório do CTF celebrando o dia do técnico em agropecuária.

AgroCTF img 1

Corpo docente do Curso Técnico em Agropecuária.

O evento contou com a presença maciça dos alunos do curso técnico em agropecuária (Turmas TA4A, TA4B, TA2A, TA2B, EMTA-1A e EMTA-1B).

AgroCTF img 2

Discentes do curso técnico em agropecuária no auditório do CTF.

Para mostrar as possibilidades de trabalho e carreira que o curso pode  proporcionar, uma série de três apresentações foi realizada com o objetivo de proporcionar aos futuros técnicos em agropecuária, a visão do papel do técnico em agropecuária no setor público e privado do mercado de trabalho. Neste sentido, o Sr. Carlos Magno Pereira dos Santos, técnico em agropecuária da Fazenda do CTF/UFPI comentou sobre "O técnico em agropecuária no setor público". Com experiência de trabalho em Fazendas do Sul do Piauí e em instituições como EMATER-PA, EMATER-PI, bem como, a Universidade Federal do Piauí, Carlos Magno comentou aos discentes os aspectos que diferenciavam a prestação de serviço no setor privado e público. Também descreveu as possibilidades de trabalho para o serviço público nas três esferas (Federal, Estadual e Municipal). Ao final, apresentou o site da FENATA (Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas do Brasil), onde os discentes tiveram a oportunidade de visualizar as inúmeras atribuições que o técnico em agropecuária pode exercer em sua profissão.

AgroCTF img 3

Carlos Magno, técnico em agropecuária da Fazenda do CTF
proferindo sobre o papel do técnico em agropecuária no setor público.

Em seguida, houve a apresentação "Ovinocultura a nível de Brasil e a dificuldade de se encontrar mão de obra qualificada para se trabalhar na atividade", com a participação de Jayne Nogueira Fonseca, técnica em agropecuária formada no CTF, atualmente trabalhando na Fazenda Paraíso em Floriano-PI e do Joendson Alves Cavalcanti, técnico em agropecuária e diretor da CFT Brasil (Centro de Formação de Tratadores de caprinos e ovinos do Brasil). Na apresentação, a Jayne comentou aos discentes sua trajetória no curso técnico em agropecuária do CTF e como alcançou seu objetivo de prestar serviço para a Fazenda Paraíso e, sendo hoje, uma referência local no que diz respeito ao manejo de caprinos e ovinos, inclusive, como orientadora de cursos de formação de tratadores destas espécies.

AgroCTF img 4

Jayne Fonseca conversando sobre a importância da dedicação e
qualificação para atender as expectativas do mercado de trabalho.

Finalizando a manhã de apresentações, Joendson Cavalcanti comentou sobre o cenário da caprinovinocultura e potencial existente para o desenvolvimento da atividade no Brasil e Piauí. Um dos limitantes para a alavancagem da caprinovinocultura no Piauí segundo o Joendson está na falta de mão de obra qualificada. Existem muitos serviços que apresentam demanda, mas faltam os profissionais técnicos com a expertise necessária. Na oportunidade, Joendson comentou sobre o Centro de Formação de Tratadores de caprinos e ovinos do Brasil (CFT Brasil). Este centro realiza treinamentos através de cursos práticos nos mais diversos segmentos da cadeia da caprinovinocultura, uma alternativa de qualificação aos futuros técnicos em agropecuária.

AgroCTF img 5

Joendson Cavalcanti apresentando o cenário da caprinovinocultura nacional.

Ao término do evento, os docentes do curso técnico em agropecuária agradeceram a participação dos presentes e informaram sobre a semana da agropecuária, edição 2022, que irá acontecer nos dias 08 e 09 de novembro de 2022.