Página inicial > Últimas Notícias - CTF > Projeto do Colégio Técnico de Floriano captura enxames de abelhas em propriedades urbanas e rurais do munícipio

Última atualização em Terça, 26 de Julho de 2022, 11h29

O Grupo de Estudo e Trabalho com Abelha (GTA), do Curso Técnico em Agropecuária, do Colégio Técnico de Floriano (CTF), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realiza a retirada de enxames de abelhas africanizadas em residências da zona urbana e rural do município de Floriano. O projeto teve início no segundo semestre de 2008, tendo como idealizador e coordenador o Professor de Apicultura  Laurielson Alencar e atualmente conta com mais dois técnicos fixos. Em quatorze anos de projeto, já foram removidos mais de 300 enxames.

Imagem1

Captura de enxame de abelhas realiza por alunos do CTF/UFPI em residêcia no municípo de Floriano.

“Em 2018 fizemos um levantamento através de um Projeto de Iniciação a Pesquisa Cientifica - PIBIC, a pesquisa em que tínhamos 8 alunos bolsistas. Naquela época, tínhamos mais de 210 enxames capturados nos diversos bairros de Floriano, além da zona rural.”  Afirma o Prof. Laurielson Alencar.

Em 2019 o grupo desenvolveu um curso de treinamento para o Corpo de Bombeiro da cidade de Floriano, com o intuito de orientar a retirada correta e segura dos enxames em grandes altitudes. Atualmente o projeto possui parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMAN) de Floriano que contribui com o recebimento de demanda e auxilia no transporte dos alunos para a realização das capturas de enxame.

Imagem2

Professor de Apicultura  Laurielson Alencar

O projeto busca unir teoria e prática, para os alunos do curso Técnico em Agropecuária. O aluno João Marcos Silva, do terceiro módulo do Curso Técnico em Agropecuária (CTF/UFPI) contou um pouco da sua experiência no projeto. “Agora com a volta das atividades presenciais, tive a oportunidade de acompanhar a captura de um enxame em uma residência aqui da cidade de Floriano. Foi uma experiência bastante enriquecedora, pois tive a oportunidade de aprender técnicas e formas eficientes de uma captura.”

O estudante João Marcos Silva ainda ressalta a importância do projeto para a aquisição de conhecimento. “Esse projeto é bastante relevante, pois ele agrega muito ao nosso conhecimento. Além do amor pela apicultura, aprendemos muito sobre a importância dos cuidados com as abelhas e a valorização da apicultura, que é uma atividade de suma importância para a agricultura e para manutenção e dos diversos ecossistemas.”

Imagem3

Alunos do Curso Técnico em Agropecuária na Fazenda Experimental do CTF/UFPI

O número de chamadas para a remoção de enxames é intenso, o grupo chega a fazer cinco remoções em apenas um dia.“Quase diariamente nós recebemos chamadas de pessoas tanto da cidade como do interior, solicitando a remoção de enxames em suas residências e quintais.” Afirma Jairo Alves, aluno egresso e participante do GTA(CTF/UFPI).

Após a remoção de forma segura e adequada, os enxames são levados para a Fazenda Experimental do Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI).  A ação do projeto ajuda a comunidade na garantia da segurança e prevenção de acidentes com pessoas alérgicas a picadas de abelhas, na preservação das abelhas africanizadas que contribuem para o tripé da sustentabilidade.