Colégio Técnico de Floriano participa de evento nacional de educação profissional e tecnológica
O Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI) esteve presente no evento “Educação Profissional e Tecnológica: um caminho para o futuro”, realizado de 23 a 25 de setembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília-DF. O estande do CTF apresentou destaque para projetos desenvolvidos no Colégio na área de apicultura. Entre 23 colégios vinculados a universidade federais, apenas UFPI e UFRN tiveram participação no evento.
Realizado pelo do Ministério da Educação (MEC), a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica comemorou os 112 anos da educação profissionalizante no país. O evento tevefoco nos eixos do programa Novos Caminhos: Gestão e Resultados; Articulação e Fortalecimento; e Inovação e Empreendedorismo.
No estande, foram apresentados o Grupo de Estudo e Trabalho com Abelhas (GTA), uma ação de educação ambiental e estudo da qualidade do mel produzido, e o Projeto Jovem Empreendedor Rural, que beneficia e equipa ex-alunos ligados à apicultura e famílias carentes da região, para que possam empreender e desenvolver a produção de mel nas suas cidades. O Prof. Laurielson Chaves Alencar e o servidor técnico-administrativo José Mauro Gomes estiveram à frente do estande na divulgação das iniciativas do CTF.
O estande também apresentou como é desenvolvido o projeto de extensão que consiste em retirar enxames de abelhas africanizadas das zonas urbana e rural na cidade de Floriano, em função do risco de ferroar pessoa e animais. O projeto já removeu mais 300 enxames.
O Prof. Laurielson se mostrou bastante satisfeito com a participação do CTF, a representação e a visibilidade alcançadas para os projetos e para a apicultura no geral. “Nós marcamos presença, foi uma forma de representarmos todas as escolas vinculadas às universidades federais, mostrando que nós, do ensino técnico, também fazemos acontecer. Nosso estande foi muito visitado e elogiado!”. O professor também agradeceu a colaboração da Associação de Apicultores de Brasília, que contribuiu na produção da exposição.
Prof. Laurielson e o servidor Mauro, acompanhados do secretário da Sec. de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e do Presidente do Conselho dos Dirigentes das Escolas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf)