SISU - Sistema de Seleção Unificada

O QUE É O SISU?

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma ação do Governo Federal desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) a fim de ampliar e democratizar o acesso às instituições públicas de ensino superior no país. Por meio do Sisu, os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem concorrer a vagas em universidades públicas e institutos federais que tenham aderido ao processo seletivo vigente. As notas obtidas no Enem pelos inscritos no Sisu são as utilizadas para a classificação, de acordo com as escolhas de cursos registradas nas inscrições e o limite de vagas ofertadas para cada curso e modalidade de concorrência.

 

INSCRIÇÕES

Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), apenas o estudante que participou de uma das três últimas edições Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), imediatamente anteriores ao processo seletivo do Sisu, obteve nota acima de zero na redação e não tenha participado na condição de “treineiro”. O acesso ao sistema de inscrição do SISU, pode ser consultado no  endereço https://acessounico.mec.gov.br/, sendo realizado com login Único do governo federal, mediante uma conta gov.br.

SISU UFPI 2026

Em 2026, a Universidade Federal do Piauí ofertará 5.374 vagas (sendo 2.541 vagas ofertadas para Ampla Concorrência-AC e 2.833 vagas ofertadas para Ações Afirmativas - Lei de Cotas nº 12.711/2012) para 90 cursos de graduação presencial, semipresencial e EaD nos campi de Teresina, Floriano, Picos e Bom Jesus.

 

Listas de Espera

Lista Geral de Espera

Lista geral dos candidatos que manifestaram interesse pela Lista de Espera

Versão Final - Lista geral dos candidatos que manifestaram interesse pela Lista de Espera

ATENÇÃO,

Esta é uma versão preliminar da Lista Geral de Espera do SISU/UFPI 2026. Nesta lista estão todos os(as) candidatos(as) que manifestaram o interesse em participar da lista de espera dos cursos da UFPI. Um candidato(a) pode constar em mais de uma modalidade de concorrência, de acordo com as informações preenchidas pelo(a) candidato(a) no Questionário do Perfil Social e de Perfil Econômico para a Lei de Cotas. Uma vez selecionado(a) e convocado(a) para uma dessas modalidades, o(a) candidato(a) será automaticamente excluído(a) das demais modalidades. Por exemplo, o(a) candidato(a) pode constar nas modalidades de concorrência AC, EP2 e PPI-2. Se for selecionado(a) e convocado(a) para a modalidade PPI-2, será excluído(a) das outras modalidades(AC e EP-2).

A lista de convocados da 1ª Lista de Espera (2ª convocação) para a matrícula institucional só será publicada no dia 23/02.  

...


1º Chamada da Lista de Espera (ou 2º Convocação)

  Edital PREG/UFPI nº 06/2026 - Procedimentos e Cronograma de Matrícula Institucional - SISU/UFPI 2026 para 1ª Chamada da Lista de Espera (2º Convocação)

  Lista de candidatos convocados na 1ª Lista de Espera da UFPI - publicado em 20/02/2026

  >>> SISTEMA MATRÍCULA GRADUAÇÃO <<< ou (https://matriculagraduacao.ufpi.br/)
...

...