Coordenações Institucional, Adjuntas e de Cursos do PARFOR/PARFOR Equidade UFPI iniciam cronograma de visitas aos Polos

As Coordenações Institucional, Adjuntas e de Cursos do PARFOR/PARFOR Equidade UFPI deram início ao cronograma de visitas aos Polos do Programa para acompanhamento das atividades acadêmicas do período letivo 2025.2, que começou no dia 05 de janeiro.

Coordenadores com a turma de Pedagogia Intercultural Indígena

O Polo de Piripiri, que oferta os cursos de Letras-Libras e de Pedagogia Intercultural Indígena, foi o primeiro a receber a comitiva do Programa. A visita ocorreu na última sexta-feira (09) e contou com a presença da Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro; do Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura; da Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Lucineide Morais; da Coordenadora do Curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes; e do Coordenador do Curso de Pedagogia Intercultural Indígena, Prof. Raimundo Nonato do Nascimento.

Professores João Benvindo, Lêda Borges, Lucineide Morais, Glória Ferro, Maraisa Lopes e Raimundo Nonato

Segundo a Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do Programa, o PARFOR/UFPI preza por esse acompanhamento bem de perto, pautado no diálogo, de modo a garantir a qualidade da formação dos cursistas. “Nas visitas nós conseguimos avaliar como está sendo desenvolvido o processo formativo e identificar quais as principais demandas, discutindo melhorias na logística de execução dos cursos. Nosso objetivo não é apenas certificar, mas proporcionar uma formação sólida, que tenha ressonância com a prática docente em sala de aula”, destaca.

Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI

O Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura, reitera que além de permitirem uma avaliação in loco, as visitas fortalecem a parceria entre o Programa e o município. “Ficamos muito felizes de encontrar os alunos cursistas, professores formadores e coordenação local, todos animados com o início do período letivo. As visitas cumprem esse papel de nos aproximarmos do público-alvo. A escuta, o abraço e a interação geram confiança. Essa troca de afetos nos alimenta e nos impulsiona na jornada”.

Prof. João Benvindo de Moura, Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI

Segundo a Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Lucineide Morais, ouvir as demandas específicas dos estudantes e dos professores é fundamental para alinhar as ações pedagógicas a fim de evitar maiores dificuldades ao longo do período letivo. “Para além disso, nesses encontros enfatizamos a necessidade do cuidado com a qualidade do ensino e da construção de práticas formativas mais contextualizadas e coerentes com os princípios do PARFOR Equidade. As visitas também oportunizam o diálogo dos coordenadores locais com os coordenadores dos cursos e a equipe gestora do PARFOR. Essa articulação institucional objetiva, em última instância, o fortalecimento do princípio da gestão compartilhada na formação docente executada pelo Programa”.

Profa. Lucineide Morais, Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI

Para a Coordenadora do Polo de Piripiri, Profa. Lêda Borges, esse acompanhamento por parte das Coordenações Institucional, Adjuntas e de Cursos é de fundamental importância. “Assim, nós podemos cada vez mais avançar no processo de ensino e aprendizagem. Para nós que fazemos parte da Coordenação Local, uma parceria da Universidade Federal do Piauí com a nossa Secretaria Municipal de Educação, por meio também da Prefeitura Municipal de Piripiri, é uma honra integramos esse Projeto que tanto tem contribuído para o crescimento intelectual na formação de professores tanto da nossa cidade, como também do entorno, pois temos cursistas dos municípios de Piracuruca, Pedro II e Capitão de Campos”.

Profa. Lêda Borges (primeira da direita para esquerda) recepcionou Coordenadores

Paulo Afonso, cursista de Pedagogia Intercultural Indígena, avalia que esse contato direto demonstra o zelo que a Coordenação do Programa possui. “Isso nos mostra que não estamos sozinhos no curso, que estamos sendo cuidados. Quando eles vêm até a gente, tudo se torna mais prático, aquilo que era tido como dificultoso dentro da disciplina, dentro do período, até mesmo na própria plataforma, é esclarecido. Além disso, eles sempre nos trazem novidades, fazendo com que o período se torne cada vez mais tranquilo”.

Paulo Afonso com as professoras Lucineide Morais e Lêda Borges

A Coordenadora do Curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes, explica que a turma de Letras-Libras está entrando na reta final do Curso. “Estamos no momento em que os alunos irão para os campos de estágio para realizar a regência e prepararão seu projetos de TCC. Ver as turmas tão empenhadas em concluir seu processo de formação nos dá a certeza de que é possível termos, no futuro, uma educação mais inclusiva no Brasil”, enfatiza.

Profa. Maraisa Lopes (primeira da esquerda para direita) conversa com cursistas

As visitas seguem durante todo o mês de janeiro e início de fevereiro, permitindo a identificação das especificidades de cada Polo e o redirecionamento do processo formativo da melhor forma possível.

Coordenadores com a turma de Letras-Libras

Confira o vídeo e mais fotos da visita: