3ª edição do Festival de Batuques de Quilombos do Piauí será realizada nos dia 23 e 24 de outubro Quilombo Salinas no

Nos dias 24 e 25 de outubro de 2025, será realizado no Quilombo Salinas – Campinas do Piauí/PI, o Festival de Batuques de Quilombos do Piauí. Em sua 3ª edição, o evento reafirma a força das tradições afro-piauienses e o protagonismo das comunidades quilombolas do estado. Os batuques quilombolas, compõem o imaginário tradicional de um povo, apresentando as semelhanças e diversidades na forma dessas manifestações da cosmovivência quilombola envolvidas no referido projeto. 

Segundo os organizadores, essa ação é necessária para a salvaguarda do patrimônio material e imaterial dos Quilombos do Piauí. Realizado pela Associação Quilombola de Salinas, o Festival teve início em 2023 com o tema “Batuques – Vozes Ancestrais”. Em 2024, trouxe “Batuques – Reisados Quilombolas”. Este ano, o Festival celebra a energia e a musicalidade com o tema: “BATUQUES – Eu sou Samba de Cumbuca”.

O Grupo de Tradições Culturais Samba de Cumbuca é uma manifestação cultural da Comunidade Quilombola Salinas há mais de 100 (cem) anos. Faz parte do inventário de bens culturais do IPHAN (Instituto do Patrimonio Histórico e Artístico Nacional), em 2011 foi condecorado pelo governo federal com a Medalha da Ordem do Mérito Cultural Brasileiro, em 2021 foi reconhecido pelo Governo do Piauí como Patrimonio Vivo do Estado.

Com uma programação rica e diversa, o III Festival de Batuques de Quilombos do Piauí oferece ao público, visitas ao Museu Quilombola Dona Augusta I Museu Quilombola do Piauí, vivências culturais, gastronômicas e artísticas que valorizam o saber ancestral e as expressões da cultura quilombola.

Entre os destaques da programação estão:

  • Exibição do documentário “Contando Minha História”; que relata a história do Quilombo Salinas que surgiu no ano de 1837 a 1843
  • Mostra gastronômica “Cozinha de Quilombo – Dona Cumbuca”; certificada pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome)
  • Mesa temática com autoridades nacionais, estaduais e lideranças quilombolas do Piauí;
  • Noites culturais com o Grupo Cultural Samba de Cumbuca de Salinas, grupos afro-culturais e shows musicais;
  • Mesa de Griôs e Roda de Saberes Confluentes;
  • Pesquisas e debates com CONAQ, CECOQ, MINC, IPHAN, MEC, INCRA E INTERPI, Superintendência de Estado da Igualdade Racial, Secretaria de Estado do Turismo e da Cultura, Secretaria de Estado da Educação sobre Batuques do Piauí, Roça de Quilombo, Tradições Culturais, Cosmopercepções de Matrizes Africanas, Educação Escolar Quilombola, salvaguarda e preservação do patrimônio material e imaterial, tombamento de Comunidades Quilombolas e titulação dos territórios tradicionais.
  • Visita guiada ao 1º Museu Quilombola do Piauí – Museu Quilombola Dona Augusta.

O Festival encerra com grandes apresentações culturais e shows musicais, celebrando e fortalecendo o compromisso com a memória, identidade e resistência quilombola.