Dinâmicas socioespaciais, econômicas e naturais são analisadas durante aula de campo da turma de Geografia de Miguel Alves

Com o objetivo de proporcionar aos cursistas a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos na prática, foi desenvolvida no último sábado, dia 22 de março, uma aula de campo com a turma de Geografia, do Polo do PARFOR/UFPI de Miguel Alves, no âmbito da disciplina Bases físico-naturais do Brasil, ministrada pelo Prof. Wellington Oliveira.

Turma de Geografia durante aula de campo

A aula ocorreu no próprio município e os locais visitados foram apontados pelos cursistas durante o período intensivo das aulas, realizado em janeiro deste ano. “Os pontos visitados e analisados em conjunto pela turma foram: o morro do Cristo, uma área de voçoroca próxima, áreas de plantações de arroz, o rio Parnaíba e o lixão do município. Observamos os aspectos físico-ambientais e analisamos a relação entre a natureza e sociedade, especialmente, quando consideradas as atividades econômicas, como a produção de arroz que ocorre no município. Durante a atividade, foi possível visualizar a pulverização aérea de agrotóxicos por meio de avião. Essa pulverização é um problema socioambiental grave, tendo em vista os impactos que o uso de veneno traz ao ambiente e a sociedade, inclusiva com questões relacionadas à saúde pública”, explica o Prof. Wellington. 

Cursistas presenciaram pulverização aérea de agrotóxicos 

Segundo o docente, outro destaque da visita foi a ida ao lixão do município, onde foi possível visualizar um problema grave que ocorre em milhares de municípios brasileiros, que é a gestão dos resíduos sólidos. “O manejo e o descarte inadequado do lixo, assim como o impacto que os lixões têm nos ambientes, traz discussões que também perpassam questões pessoais como os nossos hábitos de consumo. Ao final da atividade, realizamos um balanço da visita e quais as possíveis intervenções que podem ser feitas em conjunto com a Universidade, sociedade e os poderes públicos”, relata. 

Durante visita ao lixão da cidade

O cursista Jardel Alves enfatiza que a disciplina é essencial para a análise de diversos fenômenos geográficos, como a distribuição da população, as atividades econômicas, os impactos ambientais e as questões urbanas. “Durante nossa aula de campo, analisamos a importância do rio Parnaíba, que é vital para a região, oferecendo recursos hídricos essenciais, mas também sofrendo com a poluição decorrente do descarte inadequado de resíduos. O lixão municipal, por sua vez, representa um grave problema ambiental, contaminando o solo e a água, e contribuindo para a degradação da área em que se encontra. As voçorocas, resultado da erosão intensificada pela ação humana, pelas características do solo e forças da natureza como a chuva, agravam a situação, comprometendo a estabilidade do terreno e pondo em risco moradores que se localizam próxima a zona de risco”.

Voçorocas apontam graves problemas ambientais

A Coordenadora do curso de Geografia, Profa. Bartira Viana, ressalta a necessidade de implementação de medidas de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável na região. “A aula de campo permitiu que os cursistas pudessem analisar in loco todos os fatores discutidos em sala de aula. Isso contribuiu para a consolidação dos conteúdos da disciplina, como também para despertar o senso de responsabilidade em colaborar com o resgate e preservação/conservação desses espaços”, afirma.

Visita ao Morro do Cristo

De acordo com a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, as aulas de campo são estratégias metodológicas fundamentais para facilitar a compreensão da ciência geográfica. “O processo formativo dos cursos do Programa busca sempre aliar teoria e prática, e a atividade de campo, que consiste no contato direto com o ambiente de estudo, motiva os cursistas e estimula-os a pensar criticamente. A associação da aula teórica ao momento da atividade facilita a construção e consolidação do conhecimento”.

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