Cursistas de Educação Física de Miguel Alves e alunos africanos do PEC-G da UFPI trocam experiências em roda de diálogo

Durante a disciplina de Esportes Coletivos na Escola (Futsal, Futebol, Basquete, Vôlei e Handebol), ministrada pelo Prof. David Emérito, no curso de Educação Física, do Polo do PARFPR/UFPI de Miguel Alves, foi realizada no sábado (08) uma roda de diálogo entre cursistas e alunos africanos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) da UFPI.

Turma reunida após roda de conversa

Segundo o Prof. David, a ideia de promover esse encontro entre os estudantes teve o intuito de proporcionar a troca de experiências e ampliar o conhecimento. “Como a temática norteadora deste semestre é “Multiculturalismo, Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras”, pensei que seria enriquecedor promover esse diálogo, pois tiveram a oportunidade aprender mais sobre jogos, danças e modalidades esportivas em outas culturas, como também sobre como é o processo de intercâmbio”, explica.

Alunos relataram aspectos culturais e vivências

Para o cursista Fernando Linhares, o encontro foi uma experiência incrível e de muito aprendizado. “Vimos a importância do multiculturalismo na sociedade e o quanto a inclusão e o respeito mútuo são necessários para promover a harmonia entre as culturas. Trocamos experiências e conhecimentos sobre atividades físicas praticadas em suas culturas, como danças tradicionais, jogos ou modalidades esportivas específicas, e como está sendo a estadia deles no nosso país”.

Estudantes africanas apresentaram dança tradicional

A Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, destaca que atividades como essa são fundamentais, pois contribuem de forma significativa para a qualidade do processo formativo dos cursistas, consolidam de forma efetiva os conteúdos abordados em sala de aula e ainda permitem que tenham contato com diferentes culturas.

Encontro promoveu troca de experiências