UFPI realiza Colação de Grau de 44 professores da Educação Básica do curso de Geografia do PARFOR do Polo de Batalha

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa Nacional de Formação de Professores (PARFOR/UFPI), realizou no sábado, dia 08 de março, a solenidade de Colação de Grau de 44 professores da Educação Básica do curso de Geografia, segunda licenciatura, do Polo de Batalha.

Cerimônia aconteceu na Câmara Municipal de Batalha

Parabenizando os concludentes em nome da administração superior da UFPI, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressaltou a emoção do momento, que simboliza o resultado de anos de dedicação em prol de um trabalho que tem a missão de melhorar a qualidade da Educação Básica. “No contexto estadual, a UFPI é a instituição que atualmente possui o maior número de professores em formação. Ao longo desses 15 anos, já foram implantadas 153 turmas, em 19 munícipios piauienses, com 2.447 professores formados e 113 turmas concluídas. Com essa visão panorâmica, gostaríamos de reiterar o nosso compromisso com a qualidade do ensino, oferecendo uma formação sólida e socialmente referenciada”, destacou.

Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro

Em seu discurso de encerramento, a Profa. Glória Ferro também destacou a importância da solenidade de Colação de Grau acontecer em 08 de março, Dia Internacional da Mulher, ressaltando que a data deve ser compreendida, sobretudo, como um marco histórico na luta por igualdade de gênero e direitos humanos. Com base nas estatísticas que dão conta de que o Brasil é um dos países mais violentos do mundo para as mulheres, a profa. Glória Ferro enfatizou: “[...] e já que a problemática da desigualdade de gêneros, especialmente a violência contra as mulheres, está ligada às várias dimensões de conhecimento da Geografia (econômica, social, cultural, política), as professoras e os professores da área podem e devem se comprometer em incluir tal temática em seus planos docentes e explorá-la de maneira contínua como uma estratégia de enfrentamento ao problema, mirando a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa.

Solenidade marcou a conclusão da 113 turma formada pelo PARFOR/UFPI

O Coordenador do Polo de Batalha, Prof. Milton Pereira, escolhido para ser o nome da turma, expressou a gratidão a cada formando pela homenagem. “Meu sincero agradecimento a todos. Sinto-me muito honrado e feliz. Confesso que vestir uma beca como formando é gratificante, vestir como homenageado e como nome da turma, é emocionante. Foi uma grata surpresa e ao mesmo tempo um enorme prazer pela honraria extrema, imensurável, motivadora e emocionante. Queridos colegas, sigamos em frente. Essa é, sem dúvida, a primeira vitória de muitas que virão. Persistam confiantes. Persistam na humildade. Vossas vidas ganharam novo sentido. Muitas pessoas precisam de vossa atenção, de vossa ajuda, de vossa arte. Contem comigo não só como professor, mas como amigo”.

Professores Milton Pereira, Glória Ferro e Bartira Viana

A Coordenadora do Curso de Geografia, Profa. Bartira Viana, desejou que os formandos sejam perseverantes, lutem sempre e não desistam de sonhar dias melhores e perspectivas de sucesso. “Amem a sua profissão e trabalhem com muita dedicação, pois Paulo Freire nos ensina que, amar é um ato de coragem. Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. Meu sentimento é de gratidão por ter sido eleita pelos valorosos e queridos cursistas para ser a Paraninfa da Turma Prof. Milton Pereira da Silva, visto que o(a) paraninfo(a) é o profissional que os formandos possuem como referência e no qual os cursistas se inspiram”, enfatizou.

Profa. Bartira Viana incentivou formandos a nunca desistirem de seus sonhos

Relembrando as vivências e aprendizados adquiridos durante o curso, o formando Jailson Pereira, afirmou que o ensino de Geografia o levou a compreender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. “Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares é imprescindível para a manutenção da vida em sociedade. Estou muito realizado pelo profissional que sou hoje e agradeço imensamente ao PARFOR/UFPI por esta oportunidade”.

Jailson Pereira e Profa. Glória Ferro, que recebeu menção honrosa da turma

Confira mais fotos: