Cursistas de Educação Especial Inclusiva, do Polo de Teresina, visitam sala de recursos multifuncionais do CMEI Santa Maria

Turma de Educação Especial Inclusiva e a professora da disciplina durante visita

Na sexta-feira (07), os cursistas de Educação Especial Inclusiva, do Polo do PARFOR/UFPI de Teresina, realizaram uma visita à sala de recursos multifuncionais (sala de Atendimento Educacional Especializado - AEE) do CMEI Santa Maria. A atividade foi desenvolvida no âmbito da disciplina de Fundamentos Psicológicos da Educação.

Atividade foi desenvolvida na disciplina de Fundamentos Psicológicos da Educação

Segundo a Profa. Cássia Medeiros, que ministrou a disciplina, considerando que a Licenciatura é em Educação Especial Inclusiva, houve a necessidade de que fosse mostrada a importância de conhecer a fundo as teorias de aprendizagem de desenvolvimento para atuar com esse público-alvo. “Nós tivemos um estudo teórico aprofundado e depois realizamos atividades práticas, tanto com uma proposta de jogos para crianças, considerando a faixa etária e o desenvolvimento, e uma visita à sala de recursos multifuncionais, onde funciona o Atendimento Educacional Especializado, e é um dos espaços de atuação desse profissional de Educação Especial. Fomos conhecer, portanto, o funcionamento dessa sala e as suas propostas”, explica.

Profa. Cássia e cursista de EEI

Para a cursista Eliete Silva, a atividade foi muito proveitosa. “No meu caso, só conhecia a sala de recursos multifuncionais na teoria. Por isso, foi muito importante viver essa experiência. Nós tivemos a oportunidade de aprender a manusear os materiais, levando em consideração a dificuldade de cada aluno. É um espaço que possibilita usar a criatividade para trabalhar com essa modalidade”.

Cursistas conhecendo recursos multifuncionais

A Coordenadora do curso de Educação Especial Inclusiva, Profa. Ana Valéria Fortes, reitera que o curso pretende promover a relação entre teoria e prática de modo a garantir que os alunos possam aplicar o que aprenderam na sala de aula. “Por essa razão, a visita a uma sala de recursos multifuncionais constituiu um momento extremamente relevante para a formação deles, pois possibilitou conhecer e compreender uma das formas de intervenção junto aos educandos no contexto escolar”, destaca.

Turma de Educação Especial Inclusiva no CMEI Santa Maria

De acordo com a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, atividades como essa são fundamentais para uma formação concreta, contínua e relacionada à prática do professor cursista, pois permitem aliar a teoria à prática, consolidando os conteúdos vistos em sala de aula.

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