Durante a disciplina de Biogeografia, os cursistas de Geografia, do Polo do PARFOR/UFPI de Currais, participaram de uma aula de campo em um terreno que pertencia a uma Associação e funcionou uma fábrica de alvenaria e, atualmente, fica localizado um campo de futebol conhecido como “Silvinão”, onde são realizados vários jogos regionais, situado na entrada da cidade, no bairro Morada Nova.
Cursistas de Geografia durante aula de campo
Segundo a Profa. Ruthy Karollyny Silva, que ministrou a disciplina, durante a aula, que ocorreu no dia 18 de janeiro, buscou-se abordar conceitos relativos à Biogeografia, ciência que estuda a distribuição geográfica dos seres vivos de acordo com as condições climáticas e na dependência das possibilidades de adaptação.
Aula proporcionou a abordagem de conteúdos da disciplina
“As paisagens geográficas são definidas a partir do arranjo de características naturais como os tipos de vegetação, formas de relevo e os aspectos climáticos, destacando assim, também o conceito de bioma. Na área visitada foi possível observar a interação entre os elementos naturais que formam a paisagem (vegetação, relevo e o clima), dando ênfase, principalmente, à vegetação típica da região que pertence ao bioma do cerrado”, explica a Profa. Ruthy.
Aula proporcionou a abordagem de conteúdos da disciplina
A docente destaca que nessa região observou-se também a presença de um problema ambiental que tem crescido muito no bioma típico da região do cerrado, que é o desmatamento, presente em grande parte do terreno, o que contribui para o processo erosivo do solo, por meio da ação das águas das chuvas. “A aula de campo foi muito relevante para o desenvolvimento da disciplina, pois possibilitou aliar a teoria à prática dos conteúdos ministrados em sala de aula permitindo aos alunos o contato com os problemas ambientais que ocorrem dentro da sua região, despertando assim seu senso crítico e sua percepção sobre essa temática que muitas das vezes passa despercebida”, relatou.
Profa. Ruthy Karollyny durante aula de campo
A professora Bartira Viana, Coordenadora do Curso, explicou que a atividade de campo proporcionou aos professores cursistas conhecimentos acerca das paisagens geográficas da área de estudo, “destacando os tipos de vegetação, as formas de relevo e os aspectos climáticos, entre outros aspectos que contribuíram para a análise da paisagem e para reflexões sobre os problemas ambientais resultantes das ações antrópicas sobre o meio ambiente”.
Aula proporcionou a abordagem de conteúdos da disciplina
Segundo a cursista Irinete Almeida, a atividade de campo proporcionou um aprendizado significativo sobre os efeitos do desmatamento na Biogeografia. “Despertou nos alunos a consciência da importância da conservação da natureza e da busca por soluções sustentáveis para a preservação do meio ambiente”, ressalta.
Aula proporcionou a abordagem de conteúdos da disciplina
Para a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, as aulas de campo permitem aliar a teoria à prática, consolidando os conteúdos vistos em sala de aula. “A proposta curricular dos cursos ofertados pelo Programa visa oportunizar a vivência na prática daquilo que é visto na teoria, oferecendo uma formação concreta, contínua e relacionada à prática do professor cursista", enfatiza.
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