A turma de Pedagogia, do Polo do PARFOR/UFPI de Batalha, participou na terça-feira (21), da atividade de campo “Trilha do conhecimento: em cada estação uma metodologia ativa”. A atividade foi desenvolvida durante a realização da disciplina: Metodologias Ativas de Aprendizagem, ministrada pela Profa. Marta Rochelly Gondinho.
Turma reunida durante atividade de campo
“Na atividade, os alunos vivenciaram de forma prática as metodologias: sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas-ABP, estudo de caso e debates com exposição. O cenário da trilha foi a beleza natural da Cachoeirinha e o Espaço Verde, localizados na cidade de Batalha-PI”, explica a Profa. Marta.
Roda de conversa sobre os conteúdos trabalhados
Para a cursista Edigânia Silva, a aula de campo possibilitou a reflexão sobre as metodologias ativas de aprendizagem imersos em um ambiente natural. “Juntos, aprendemos que dos muitos modos de aprender, há uma beleza naqueles que possibilitam o encontro entre as pessoas, a criação, o debate, a produção coletiva e a partilha”.
Atividade abordou metodologias ativas
Francisca Lopes, também cursista de Pedagogia, compartilha do mesmo sentimento. “Da caminhada até a Cachoeirinha e a roda de conversa no alpendre de dona Cecília, sentimos que o protagonismo dos alunos faz muita diferença”, reitera.
Segundo a Coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Maria Lemos, as atividades de campo contribuem de forma significativa para a qualidade do processo formativo dos cursistas. “Isso implicará na prática deles em sala de aula, ampliando o modo de trabalhar os conteúdos”.
Atividade abordou metodologias ativas
A Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, destaca que a atividade planejada e desenvolvida no âmbito da disciplina tem potencial para articular teoria e prática, consolidando de forma efetiva os conteúdos abordados em sala de aula.