Intitulado como “Mapa Cultural dos Saberes Quilombolas”, foi realizado na última segunda-feira (20), o 1º Encontro Cultural dos Cursistas de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, do Polo do PARFOR EQUIDADE/UFPI de São Raimundo Nonato. A atividade ocorreu na Comunidade Quilombola Boi Morto.
Durante realização da atividade no Quilombo Boi Morto
Segundo a Profa. Eva Freitas, que ministra a disciplina de Fundamentos Históricos da Educação e dos Quilombos no Brasil, “esse Seminário teve como objetivo compartilhar conhecimentos, vivências culturais dos saberes e fazeres, bem como, a História de vida de um povo lutador, tendo como pré-requisito os conteúdos abordados na disciplina”, explica.
Profa. Eva Freitas ao lado das rezadeiras
A atividade contou com a presença de vários convidados, como o Sr. Cláudio, liderança do território quilombola Lagoas; Mestre Isaías e sua equipe; o instrutor de capoeira Genilson (Chinês); grupos de dança; contadores de histórias como a Profa. Lalá; rezadeiras; pessoas de comunidades vizinhas e do Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Em nome da turma, a cursista Silvandira Pereira detalha como foi a programação da atividade. “Iniciamos com as falas importantes de lideranças quilombolas. Logo após, tivemos os benditos das rezadeiras e do umbandista Manoel Neto, apresentações de dança afro e samba de roda. No turno da tarde foram apresentados a Roda de São Gonçalo, Reisado, Roda de Capoeira e muita dança para comemorar. A atividade teve o intuito de dar mais visibilidade à identidade quilombola e sua ancestralidade, incentivando a participação comunitária em seus territórios. E, assim, resgatar suas tradições culturais e religiosas”.
Programação abordou aspectos culturais e religiosos
Para o Prof. Ariosto Moura, Coordenador do curso Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, atividades como essa são fundamentais para o processo formativo dos cursistas. “O curso visa formar professores em uma modalidade de alternância, por isso é tão importante desenvolver atividades dentro do quilombo, proporcionando essa interação e a rica troca de conhecimentos”, ressalta.
Roda de São Gonçalo com Mestre Isaías
Parabenizando a iniciativa, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, reiterou que a Universidade vive um novo momento com a chegada dos cursos do PARFOR EQUDADE. “Vivenciamos hoje a implantação, de fato, de uma educação para a equidade social. E é com muita satisfação que acompanhamos a construção desse processo formativo que integra a acadêmica a espaços que ela nunca havia chegado antes, ampliando os saberes e fortalecendo a inclusão”.
Confira mais fotos: