PARFOR Indica: livro “Inclusão Social de Surdos Plurilíngues no Povoado Várzea Queimada/PI”

O “PARFOR Indica” é um projeto de incentivo à leitura do PARFOR/UFPI e inclui a indicação de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas), de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas, configurando um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores.

Hoje, trazemos a indicação da Profa. Kelly Lemos, professora formadora do curso de Educação Bilíngue de Surdos, do Polo do PARFOR/UFPI de Floriano. Trata-se do livro “Inclusão Social de Surdos Plurilíngues no Povoado Várzea Queimada/PI”, de autoria da Profa. Dra. Telma Franco, docente do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), lançado recentemente pela Acadêmica Editorial.

SINOPSE:

A obra revela a dinâmica singular do povoado de Várzea Queimada, no qual ouvintes e surdos interagem de forma criativa e solidária, utilizando diferentes formas de comunicação, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Cena (língua de sinais nativa da comunidade) e o português. Apesar das adversidades estruturais, a comunidade se destaca pela inclusão efetiva, promovendo a participação dos surdos em diversas esferas sociais.

Segundo a autora, o ponto de partida da pesquisa foi o interesse em compreender como se dava a inclusão escolar dos surdos na comunidade. Durante o desenvolvimento da pesquisa, os desafios foram inúmeros, principalmente relacionados à comunicação. Outro obstáculo enfrentado foi a interação com alguns membros da comunidade que, mesmo familiarizados com a Cena, apresentavam níveis variados de fluência. A falta de domínio da Libras pelos professores locais e a ausência de uma abordagem pedagógica adaptada também chamaram a atenção da pesquisadora.

Entre as principais descobertas, Telma Franco destaca o papel central da Cena na vida dos surdos de Várzea Queimada. “O que mais me surpreendeu foi perceber que, mesmo os ouvintes que afirmam não dominar a Cena, conseguem se comunicar razoavelmente bem com os surdos. Essa interação reforça a solidariedade comunitária”, comenta. No entanto, a falta de progresso escolar entre os surdos mais antigos, devido à ausência de recursos linguísticos adequados, revelou a necessidade urgente de ações inclusivas no campo educacional.

A obra traz não apenas uma reflexão sobre inclusão, mas também um chamado para que comunidades, escolas e políticas públicas olhem com mais atenção para as necessidades reais dos surdos. O livro serve como referência para educadores, pesquisadores e gestores que desejam promover uma inclusão social efetiva, ancorada no respeito às diferenças e no protagonismo dos sujeitos.

O livro pode ser adquirido diretamente com a autora: @telmarfranco.

Com informações da ASCOM/UESPI.