Membros da comunidade surda de Floriano participam de roda de conversa com cursistas de Educação Bilíngue de Surdos

A turma de Educação Bilíngue de Surdos, do Polo do PARFOR/UFPI de Floriano, realizou na nessa quarta-feira (08), uma roda de conversa com a comunidade surda do município. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Atividades Curriculares de Extensão I - Libras na vida familiar, ministrada pela Profa. Kelly Lemos, que é uma pessoa surda sinalizada.

Cursistas e membros da comunidade surda reunidos

“Os membros da comunidade surda de Floriano, convidados por mim, visitaram os alunos do curso de Licenciatura em Educação Bilíngue Surdos. A visita teve como objetivo relatar experiências, dificuldades e desafios vividos na família de surdo. E também interagir com os alunos”, explicou a Profa. Kelly.

Profa. Kelly durante seu depoimento

Segundo a Coordenadora do Polo de Floriano, Profa. Delcimar Azevedo, foi uma experiência muito valiosa para todos. “Foi um enorme prazer recebê-los e contar com a participação deles nessa roda de conversa sobre suas vidas e vivência familiar. Foi uma manhã riquíssima de informações e aprendizagens. Estou encantada com a interação dos cursistas com as pessoas com surdez e como eles estão envolvidos de fato com a filosofia do curso. Sem dúvida foi um momento excepcional e encantador pra mim e, principalmente, para os cursistas. Só agradecer à Profa Kelly e à intérprete Deuselânia pela iniciativa, e parabenizar todos os cursistas pela atividade realizada”.

Roda de conversa promoveu interação entre cursistas e a comunidade

Para a cursista Luzania Leite, que também é surda sinalizada, esses momentos são importantes para construir uma sociedade mais justa e inclusiva. “Ao ouvirmos as histórias dos surdos, aprendemos sobre as barreiras e desafios que eles enfrentam, além de descobrir estratégias para superar esses obstáculos. Percebemos como a falta de conhecimento em Libras pode afetar as relações familiares e o quão importante é uma educação inclusiva e bilíngue para crianças surdas desde cedo, sendo mais fácil sua interação com a família e também com toda a sociedade na qual convivem. Com isso, podemos conhecer sobre as necessidades e os desejos das pessoas surdas e trabalhar juntos para criar um mundo mais acessível para todos”.

Cursista Luzania durante o seu depoimento

Parabenizando os envolvidos pela iniciativa, a Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, reiterou a importância de atividades como essa. “Os projetos formativos dos cursos ofertados pelo Programa visam justamente essa interação entre a sala de aula e a comunidade, pois esse diálogo permite a quebra de barreiras e de preconceitos, promovendo o respeito e a inclusão”, destacou.

Essa é a primeira turma de Educação Bilíngue de Surdos no município. O curso é uma das quatro novas licenciaturas ofertadas pelo PARFOR/UFPI por meio do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR EQUIDADE, que visa formar professores em licenciaturas específicas para atendimento das redes públicas de educação básica ou das redes comunitárias de formação por alternância, que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos.