UFPI inicia período letivo 2024.2 dos cursos do PARFOR e do PARFOR EQUIDADE

Recepção dos cursistas no Polo de Teresina

Nessa segunda-feira (06), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) deu início ao período intensivo das aulas dos cursos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR EQUIDADE), referente ao semestre letivo 2024.2. 

Acolhida no Polo de São Raimundo Nonato

No ano em que completa 15 anos de implantação na UFPI, o Programa celebra o início de 4 novos cursos ofertados pelo PARFOR EQUIDADE, totalizando 10 cursos em andamento: Educação Bilíngue de Surdos, Educação Escolar Quilombola, Educação Especial Inclusiva, Educação Física, Geografia, História, Letras-Libras, Letras Português, Pedagogia e Pedagogia Intercultural Indígena.

Cursistas do Polo de Paulistana

São 40 turmas distribuídas em 16 Polos nos seguintes municípios piauienses: Baixa Grande do Ribeiro, Batalha, Castelo do Piauí, Currais, Floriano, Isaías Coelho, Luzilândia, Miguel Alves, Paulistana, Picos, Piripiri, Pedro II, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina e Uruçuí.

 

Cursista do Polo de Castelo do Piauí

A Profa. Gardênia Pinheiro, Pró-Reitora de Ensino de Graduação (PREG/UFPI) enfatizou que "o PARFOR Equidade representa uma iniciativa transformadora para a educação pública brasileira, reafirmando o compromisso da UFPI com a inclusão e o respeito à diversidade cultural. Por meio deste programa, temos a oportunidade de formar professores para atuar em contextos específicos, como a Educação Especial Inclusiva, a Educação Escolar Quilombola, a Pedagogia Intercultural Indígena e a Educação Bilíngue de Surdos, promovendo  não apenas a inclusão, mas também o fortalecimento da identidade e da cultura das comunidades atendidas. É um passo essencial para garantir uma educação mais equitativa, transformadora e alinhada aos direitos de todos os cidadãos e cidadãs. O PARFOR Equidade é mais do que um programa de formação: é uma ferramenta de transformação social e de construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Estamos orgulhosos em fazer parte dessa história e contribuir para o futuro educacional do Piauí e do Brasil."

Profa. Gardênia de Sousa Pinheiro (Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFPI)

A Profa. Marli Clementino, Coordenadora Geral de Graduação (PREG/UFPI), que atuará como professora formadora no curso de Letras-Libras, reiterou a satisfação em receber os cursistas. “Desejamos que seja um período de muitas atividades e ensinamentos. Tenho certeza que todos vocês que estão aqui já possuem uma bagagem de experiências muito grande, o que é fundamental para que possam compartilhar conhecimentos aqui na Universidade. Estamos à disposição para tudo que precisarem e gostaria de parabenizar o trabalho realizado pela Profa. Glória Ferro e todos os coordenadores que fazem o PARFOR/UFPI”.

Professores Leila Alexandre (Coordenadora do Curso de Educação Bilíngue de Surdos), Ednardo do Monti (Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI), Ana Valéria Fortes (Coordenadora do Curso de Educação Especial Inclusiva), Glória Ferro, Lucineide Morais, Marli Clementino e Vitor Sandes durante acolhida em Teresina

As turmas foram bem acolhidas nos municípios Polos com música, capoeira, dinâmicas e café da manhã. Durante a recepção no Polo de Teresina, que oferta os cursos de Educação Bilíngue de Surdos, Educação Especial Inclusiva e Letras-Libras, a Coordenadora Institucional do Programa, Profa. Glória Ferro recepcionou os cursistas e professores formadores, em nome da Administração Superior da UFPI e ressaltou a alegria pelo início de mais um semestre letivo, reiterando que a aprovação dos cursos do PARFOR EQUIDADE é resultado de um trabalho colaborativo e dialógico, que envolveu lideranças indígenas, quilombolas e campesinas, entidades que atuam na defesa dos direitos das pessoas surdas e das pessoas com deficiência, em regime de colaboração com as secretarias de educação.

Acolhida no Polo de São João do Piauí

Acolhida no Polo de Currais

Capoeira em São João do Piauí

Apresentação musical no Polo de Teresina

Apresentação musical no Polo de Pedro II

“Sejam todos bem-vindos. Estamos muito felizes por vocês terem escolhido o PARFOR/UFPI. Hoje, iniciamos um período letivo que representa um marco na história do Programa, da nossa Universidade e do Piauí, pois também estamos dando início às aulas dos cursos do PARFOR EQUIDADE, que representam uma reparação histórica de grupos que têm sido marginalizados na nossa sociedade. Como entusiasta da Educação, acredito que é por meio dela que podemos transformar a nossa realidade”, destacou a Profa. Glória Ferro.

Profa. Glória realizou dinâmicas com cursistas

Para a Coordenadora do Polo de Floriano, Profa. Delcimar Azevedo, o início deste semestre se tornou ainda mais especial com a chegada dos novos alunos. “Recebemos os cursistas de Educação Física, do IV período, e com muita alegria recebemos uma nova turma, Educação Bilíngue de Surdos. Os acolhemos com uma café da manhã. Feliz em ver a ansiedade e expectativas de todos. Desejo um ótimo período aos veteranos e aos novos cursistas”.

Profa. Delcimar Azevedo recepcionando a professora formadora Kelly Lemos

Acompanhada do filhinho André, de apenas 3 meses, a cursista Ana Caroline Carvalho, do curso de Educação Especial Inclusiva, falou sobre as expectativas desta nova fase. “Sei que não será fácil iniciar um curso agora tendo um bebê tão pequeno. Mas vejo o esforço de outros cursistas com dificuldades bem maiores que a minha e isso me inspira a continuar. Estou fazendo isso não só por mim, mas pelos meus três filhos. Além disso, possuo uma rede de apoio que faz toda a diferença. Daqui a quatro anos ficarei orgulhosa por ter iniciado e por ter conseguido. Acredito que esse curso abrirá muitas portas e ajudará a mudar a realidade de muitas pessoas da minha cidade, sou a única aluna do município de Barras”, avaliou.

Cursista Ana Caroline Carvalho com o pequeno André

A cursista Lucinete Maria do Nascimento, indígena Tabajara da comunidade aldeia Nazaré de Lagoa de São Francisco Piauí, enfatizou a felicidade pelo início das aulas. “Quero dizer que estou muito feliz pelo início do curso de Pedagogia Intercultural Indígena nesse dia, 06 janeiro de 2025. Me senti bem acolhida e estou acreditando muito nesta oportunidade, não só por mim, mas por várias mulheres que como eu abraçarão este curso”.

Cursista Lucinete Tabajara - Polo de Piripiri

Confira mais fotos do início das aulas nos Polos:

Polo de Baixa Grande do Ribeiro

Polo de Batalha

Polo de Castelo do Piauí

 

Polo de Currais

 

Polo de Floriano

Polo de Luzilândia

Polo de Isaías Coelho

Polo de Miguel Alves

Polo de Paulistana

Polo de Pedro II

Polo de Picos

Polo de Piripiri

Polo de São João do Piauí

Polo de Uruçuí