Os Polos de Paulistana, Picos e Isaías Coelho finalizaram o cronograma de realização dos Seminários de Abertura das Atividades Acadêmicas dos cursos do PARFOR EQUIDADE/UFPI.
Turmas de Paulistana e Picos
Paulistana e Picos promoveram o Seminário em conjunto. O evento ocorreu na sexta-feira (03), no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), da Universidade Federal do Piauí, em Picos. Já em Isaías Coelho, o Seminário foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores, no sábado (04).
Turma de Isaías Coelho
Dando as boas-vindas aos novos cursistas, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressaltou se tratar de um momento muito especial. “Estamos vivenciando um grande marco com a chegada dos cursos do PARFOR EQUIDADE. O PARFOR é um Programa que já possui um alcance social muito grande. E o PARFOR EQUIDADE veio para ampliar ainda mais as políticas de inclusão social, especialmente, de grupos historicamente marginalizados pela sociedade. Não é possível pensarmos em uma educação cidadã sem inclusão, sem combate ao preconceito e a todo tipo de violência e discriminação”, destacou.
Profa. Glória ressaltou alcance social do Programa
A Profa. Leila Alexandre, Coordenadora do Curso de Educação Bilíngue de Surdos, enfatizou que a oferta do curso pela UFPI é uma grande vitória para a Universidade e para a comunidade surda piauiense. “Com esse novo curso, trabalharemos para que a educação de surdos em nosso estado entre em uma nova fase, propiciando a formação de mais profissionais devidamente preparados para ofertar um ensino em que a Libras seja de fato língua de instrução nas mais diversas disciplinas e que as identidades surdas sejam protagonistas do processo de ensino e aprendizagem”.
Profa. Leila Alexandre com a turma durante Seminário de Introdução ao Curso
Segundo a Profa. Inês Costa, do Polo de Picos, a chegada do curso é um grande presente. “Quero parabenizar a todos e dizer que estarei sempre à disposição para tudo que precisarem. Que seja uma jornada de muito sucesso e aprendizado. Aproveitem com sabedoria essa oportunidade, pois ela é única. Muitos gostariam de estar aqui hoje. Portanto, vocês são privilegiados”, disse.
Professores Leila Alexandre, Ana Valéria Fortes (Coordenadora do Curso de Educação Especial Inclusiva), Glória Ferro, Inês Costa, Lucineide Morais e Ariosto Moura (Coordenador do Curso de Educação Escolar Quilombola)
Para a cursista Eva Rodrigues, da comunidade quilombola Caraíba, cursista de Educação Escolar Quilombola, Polo de Isaías Coelho, o curso representa a realização de um sonho. “Hoje é um dia muito feliz e aguardado, não só por mim, mas para todos os cursistas. Há muito tempo esperávamos a chegada desse curso e nós iremos agarrar essa oportunidade com muita coragem e dedicação”.
Cursista Eva Rodrigues durante Seminário de Abertura
Presente no evento, o prefeito de Isaías Coelho, Demazinho, enfatizou que a atual gestão está comprometida com o pleno desenvolvimento das atividades do curso no município, ressaltando o total apoio da Administração e da Secretaria Municipal de Educação.
Mesa de abertura do Seminário em Isaías Coelho
O Polo de Paulistana oferta o curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola. O Polo de Picos possui turmas de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva e Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos. E no Polo de Isaías Coelho é ofertado o curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola.
Seminário em Isaías Coelho ocorreu na Câmara de Vereadores
Os Seminários iniciaram em dezembro de 2024 e foram realizados em todos os Polos que ofertam os cursos do PARFOR EQUIDADE/UFPI. As aulas do período letivo iniciaram nesta segunda-feira, dia 06 de janeiro.
Confira mais fotos dos eventos:
Turma de Educação Escolar Quilombola do Polo de Paulistana
Turma de Educação Especial Inclusiva do Polo de Picos
Turma de Educação Bilíngue de Surdos do Polo de Picos
Evento em Isaías Coelho
Seminário de Introdução ao Curso de Educação Escolar Quilombola